Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos de gestão hospitalares: estudo comparativo das realidades brasileira e canadense

Processo: 10/19840-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2011 - 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Andrea Bernardes
Beneficiário:Andrea Bernardes
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Administração em saúde  Administração de recursos humanos 

Resumo

Assim como no Brasil, o Canadá tem repensado a gestão no sentido de liberá-la dos princípios rígidos da administração pública com uma pesada burocracia que já se revelou incompatível com a organização da qualidade dos serviços de saúde. Esse estudo visa compreender e avaliar o processo de implementação da gestão participativa em hospitais com a finalidade de comparar e trocar experiências que podem enriquecer e aprimorar esse estilo gerencial contemporâneo em ambos países. Objetiva analisar e comparar as experiências dos gerentes e da equipe de enfermagem na implantação da Gestão Participativa em instituições hospitalares no Brasil e no Canadá no que se refere ao processo de tomada de decisão, comunicação e poder. Utilizou-se o referencial teórico de Lee G. Bolman e Terrence E. Deal que caracterizam tanto a pesquisa quanto a prática em quatro classificações: estrutural, recursos humanos, política e simbólica. Será utilizada a Pesquisa-Ação Participante (PAR) que é uma forte metodologia para o avanço do conhecimento científico. Este estudo será desenvolvido em um hospital público de Ribeirão Preto - SP, Brasil e em um hospital público em Edmonton, província de Alberta, Canadá. A coleta de dados será feita com profissionais da equipe de enfermagem desses hospitais, bem como com os gerentes e diretores. O estudo será desenvolvido em dois estágios: primeiro será realizada a análise dos documentos relacionados à estrutura organizacional dos hospitais. Após, será iniciada a observação visando descrever o Modelo Gerencial dos hospitais universitários e identificar a pecepção da equipe de enfermagem sobre as dificuldades relatadas nas duas realidades. A pesquisadora utilizará de um diário de campo e de entrevista semi-estruturada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERNARDES, ANDREA; CUMMINGS, GRETA G.; GABRIEL, CARMEN SILVIA; MARTINEZ EVORA, YOLANDA DORA; MAZIERO, VANESSA GOMES; COLEMAN-MILLER, GLENDA. Implementation of a participatory management model: analysis from a political perspective. JOURNAL OF NURSING MANAGEMENT, v. 23, n. 7, p. 888-897, OCT 2015. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.