Busca avançada
Ano de início
Entree

Ciclagem do nitrogênio em sistemas de produção

Processo: 11/02117-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2011 - 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Ciro Antonio Rosolem
Beneficiário:Ciro Antonio Rosolem
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesq. associados:Gustavo Castoldi ; Juliano Carlos Calonego ; Laercio Augusto Pivetta
Assunto(s):Relação solo-planta  Ciclagem de nutrientes  Ciclo do nitrogênio  Plantio direto  Manejo e tratos culturais 

Resumo

O nitrogênio é um elemento essencial à maioria dos sistemas agrícolas de produção, de modo que o conhecimento de como o manejo do solo e rotações de culturas afetam sua dinâmica ao longo do tempo pode fornecer bases para o desenvolvimento de sistemas de produção que otimizem a ciclagem deste nutriente. O objetivo deste trabalho é avaliar a ciclagem do N em sistemas de produção em semeadura direta sob rotação de culturas e manejos do solo, avaliando além da dinâmica do N no solo, sua dinâmica no sistema solo-planta, suas possíveis entradas e saídas, assim como o resultado na produtividade da soja. Serão acompanhados e avaliados dois experimentos, O primeiro experimento vem sendo conduzido em área sob semeadura direta há doze anos, sendo que os tratamentos foram implantados há cinco, e constam da combinação de sorgo granífero e/ou braquiária em cultivo no outono/inverno e de milheto, crotalária juncea e cober crop cultivados na primavera, antecedendo a cultura da soja na safra de verão. O segundo experimento vem sendo conduzido desde 2003, em Nitossolo Vermelho distroférrico, estruturado, de textura argilosa. As parcelas são constituídas pelas culturas de inverno triticale e girassol, e as subparcelas são constituídas pelos manejos de primavera, milheto, sorgo forrageiro e crotalária júncea, além da escarificação, que foi realizada em 2003 e 2009, nessa mesma época. Na safra de verão tem sido cultivada a soja. Serão analisados os teores de N do solo e do material vegetal entre a colheita da soja da safra 2010/2011 e da safra 2012/2013 para o cálculo do balanço de N. Entre o manejo das culturas de primavera de 2011 e a colheita da soja da safra 2012/2013 será avaliada a dinâmica do N, sendo computadas as entradas (deposição atmosférica e por sementes) e saídas (exportação por colheita de grãos, lixiviação, desnitrificação e volatilização). Os dois subprojetos constituem duas teses de doutorado, cujos doutorandos submeteram solicitação de bolsa à FAPESP, Proc. 2011/01955- 9 e 2011/01957-1. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSOLEM, CIRO A.; CASTOLDI, GUSTAVO; PIVETTA, LAERCIO A.; OCHSNER, TYSON E. Nitrate leaching in soybean rotations without nitrogen fertilizer. PLANT AND SOIL, v. 423, n. 1-2, p. 27-40, FEB 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.