Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do uso simultâneo de etanol e cafeína sobre a neurogênese, proliferação celular e apoptose no giro denteado do hipocampo de ratos UChB (bebedores voluntários de etanol)

Processo: 11/50366-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2011 - 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Marcelo Martinez
Beneficiário:Marcelo Martinez
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Neurogênese  Giro denteado  Hipocampo  Apoptose  Alcoolismo  Cafeína 

Resumo

O alcoolismo é um grave problema de saúde pública com importantes repercussões sócio-econômicas, estando relacionado com a precipitação de transtornos comportamentais, como esquizofrenia, distúrbio bipolar e depressão. A combinação de etanol com cafeína, através do consumo bebidas "energéticas", vem se tomando cada vez mais popular, principalmente na população jovem, pois acredita-se que a cafeína possa antagonizar, ou ao menos diminuir, a intensidade dos déficits cognitivos e motores causados pela intoxicação provocada pelo etanol. No entanto, estudos demonstraram que a combinação etanol+cafeína apenas diminui a percepção subjetiva da intoxicação alcoólica, sem, no entanto, diminuir sua intensidade. Esta alteração da percepção subjetiva da intoxicação alcoólica pode levar ao aumento do consumo de bebidas alcoólicas, potencializando os efeitos do etanol sobre o SNC. Além dos conhecidos efeitos neurodegenerativos do etanol, seu consumo exagerado também tem importante ação supressora na neurogênese. O giro denteado do hipocampo é umas das únicas estruturas onde há a neurogênese, formação de novos neurônios, durante toda a vida adulta. Como o hipocampo está envolvido em importantes processos como aprendizado, memória e regulação do humor, estudos sugerem que a diminuição da neurogênese nesta estrutura possa estar diretamente relacionada com os problemas cognitivos e comportamentais apresentados em pacientes com alcoolismo. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos do uso simultâneo do etanol e cafeína sobre a proliferação celular, neurogênese e apoptose no giro denteado do hipocampo de ratos UChB, uma linhagem especial que bebe etanol voluntariamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)