Busca avançada
Ano de início
Entree

Ultra-estrutura, expressões gênica e protéica da caspase 3, IGF-IRa do córtex cerebelar de ratos UChA (consumidores voluntários de etanol)

Processo: 11/50466-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2011 - 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Marcelo Martinez
Beneficiário:Marcelo Martinez
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Alcoolismo  Apoptose  Expressão de proteínas  Caspase 3  Receptor IGF tipo 1 

Resumo

O Alcoolismo pode ser definido como síndrome multifatorial, com comprometimento físico, mental e social. O consumo abusivo de álcool traz consequências negativas a saúde e a qualidade de vida, aumenta a frequência de morbidades que causam morte ou limitações funcionais, como cirrose, carcinomas, acidente vascular cerebral, violências e transtornos mentais. Embora o cerebelo constitua apenas 10% do volume total do encéfalo, contém mais da metade de todos os neurônios do SNC (GHEZ, 2001). Atua como coordenador da motricidade (COSENZA, 2005; MACHADO, 2(02), participa da cognição, desenvolvimento e alterações psíquicas (RAPOPORT et al.,2000), possuindo conexões via tálamo para muitas áreas encefálicas relevantes a esses processos (DOLAN, 1998; MIDDLETON e STRICK, 1997). A variedade UChA, é uma linhagem pura de ratos Wistar selecionados geneticamente e constituem modelos raros para os trabalhos relacionados aos fatores genéticos, bioquímicos, fisiológicos, nutricionais e farmacológicos dos efeitos do álcool. A linhagem escolhida aproxima-se da realidade da dependência crônica humana ao etanol, uma vez que os animais apresentam consumo voluntário de etanol. Desse modo, o objetivo do nosso trabalho será identificar as alterações na ultra-estrutura, detectar fragmentação do DNA e avaliar as expressões proteica e gênica de Caspase-3 (apoptótico), XIAP (anti-apoptótico) e IGF-IRa (proliferação celular) dos neurônios de Purkinje, granular e Golgi, nos animais UChA, visando contribuir para a compreensão das consequências do abuso do álcool sobre o cerebelo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, SUELEN A.; CHUFFA, LUIZ GUSTAVO A.; FIORUCI-FONTANELLI, BEATRIZ APARECIDA; LIZARTE NETO, FERMINO SANCHES; NOVAIS, PAULO CEZAR; TIRAPELLI, LUIZ FERNANDO; OISHI, JORGE CAMARGO; TAKASE, LUIZ FERNANDO; STEFANINI, MAIRA APARECIDA; MARTINEZ, MARCELO; MARTINEZ, FRANCISCO EDUARDO. Apoptosis of Purkinje and Granular Cells of the Cerebellum Following Chronic Ethanol Intake. CEREBELLUM, v. 13, n. 6, p. 728-738, DEC 2014. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.