Busca avançada
Ano de início
Entree

Cultivo de Aspergillus niger em bagaço de cana-de-açúcar impregnado com vinhaça: estudo da influência da umidade na transferência de oxigênio

Processo: 11/07802-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2011 - 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Reinaldo Gaspar Bastos
Beneficiário:Reinaldo Gaspar Bastos
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Claudinei Fonseca Souza ; Maria Helena Andrade Santana
Assunto(s):Biotecnologia  Bagaço de cana-de-açúcar  Vinhaça  Aspergillus niger 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aspergillus niger | bagaço de cana | Cultivo em estado sólido | transferência de oxigênio | vinhaça | Processos biotecnológicos

Resumo

Cultivo em estado sólido pode ser definido como crescimento de microrganismos em uma matriz sólida impregnada ou não de uma solução nutriente, próximo ou na ausência de água livre. Este processo tem apresentado grande potencial tecnológico na produção de alimentos, produtos químicos e farmacêuticos. As matrizes sólidas utilizadas nestes cultivos podem variar na sua composição, tamanho, resistência mecânica, porosidade e capacidade de retenção de água, sendo que muitas vezes são utilizados resíduos agroindustriais, como o bagaço de cana-de-açúcar. Devido à sua composição, o bagaço de cana-de-açúcar pode ser considerado um suporte praticamente inerte, necessitando que as partículas sejam impregnadas e umidificadas com uma solução nutriente. O setor sucroalcooleiro é amplamente desenvolvido na região de Araras/SP e, neste contexto, a vinhaça é a principal água residuária, sendo gerada pela destilação da solução alcoólica obtida pela fermentação. De fato, como não existem relatos da utilização de águas residuárias para impregnar matrizes sólidas, a proposta representa o desenvolvimento de um processo inovador e o aproveitamento combinado de vinhaça e bagaço de cana-de-açúcar, com valoração destes resíduos. Os fungos costumam apresentar um melhor desenvolvimento nos cultivos em estado sólido devido às características físicas e bioquímicas do processo. Aspergillus niger é um dos fungos filamentosos mais amplamente utilizados em processos industriais, com destaque para produção de ácido cítrico e enzimas. Apesar da transferência de oxigênio representar um dos fenômenos mais importantes dos cultivos aeróbios, sendo limitante em muitos casos, são raros os trabalhos na literatura que abordam este tema de forma quantitativa, ou seja, com estimativa do coeficiente global de transferência de oxigênio gás-líquido (kLa). Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo estudar a transferência de oxigênio no cultivo em estado sólido de Aspergillus niger em bagaço de cana-de-açúcar impregnado com vinhaça. A proposta espera abordar aspectos de engenharia pouco estudados nos cultivos em estado sólido, além de tornar-se uma alternativa para tratamento e aproveitamento dos resíduos de um setor em crescente expansão no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BASTOS, R. G.; MORAIS, D. V.; VOLPI, M. P. C.. INFLUENCE OF SOLID MOISTURE AND BED HEIGHT ON CULTIVATION OF Aspergillus niger FROM SUGARCANE BAGASSE WITH VINASSE. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 32, n. 2, p. 377-384, . (11/07802-0)
CLAUDINEI F. SOUZA; LUCAS DA S CIRILO; REINALDO G. BASTOS; JOSÉ G. PERES; ALINE F. OLIVEIRA. Sonda de tdr para a estimativa de umidade em bagaço de Cana-de-açúcar. Engenharia Agrícola, v. 36, n. 1, p. 24-35, . (11/07802-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: