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A formação inicial do professor de arte como lócus de gestação da práxis docente criadora: contribuições da epistemologia da prática

Processo: 10/20171-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Educação Artística
Pesquisador responsável:Sumaya Mattar
Beneficiário:Sumaya Mattar
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Artes plásticas  Educação escolar  Ensino e aprendizagem  Métodos de ensino  Didática  Formação de professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artes Plásticas | Criação didática | Educação Escolar | Ensino e aprendizagem da arte | Formação de Educadores | Metodologias do ensino da arte | Formação de Professores

Resumo

O presente projeto de pesquisa focaliza a aprendizagem artística e a formação inicial de professores de arte como objetos de estudo, tendo como base teórica as contribuições advindas da perspectiva reflexiva na formação docente. Seu objetivo principal é a investigação de elementos conceituais e metodológicos que podem contribuir para a formação de professores de arte inventivos e reflexivos, capazes de atuar em contextos diversos, o que pressupõe, entre outras coisas, o desenvolvimento de uma poética própria também no campo pedagógico.Face à crescente adesão do professor de arte à uma prática educativa tecnicista e reiterativa, responsável pelo rebaixamento da qualidade do ensino de arte praticado sobretudo na escola pública, tem-se como hipótese de que uma práxis inventiva e criadora se desenvolve quando o futuro professor tem a oportunidade de planejar e de desenvolver propostas de trabalho voltadas a sujeitos e a contextos sócioculturais determinados, tendo de lidar com a indeterminação do processo educativo e seus muitos desafios. É neste sentido que o lócus principal da presente pesquisa são os momentos, no âmbito da formação inicial de professores de arte, destinados à prática profissional, tais como o estágio supervisionado e a prática de ensino, organizados nos moldes da pesquisa-ação, potencialmente capazes, portanto, de serem vinculados a sujeitos e a contextos diversificados. (AU)

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