Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficácia do teste sorológico ELISA com utilização de antígeno recombinante Hsp83 de Leishmania infantum para diagnóstico de leishmaniose em pacientes infectados com HIV

Resumo

Presenciamos grande contingente de portadores de HIV e grande expansão de leishmaniose tegumentar e visceral no Brasil, particularmente no Estado de São Paulo. Observamos anteriormente que ocorre subdiagnóstico de leishmaniose nos portadores de HIV que em parte deve-se a sua apresentação clínica não usual. Há também desconhecimento no nosso meio do valor diagnóstico dos testes sorológicos que podem ser ineficazes diante da imunossupressão ou, por outro lado, ser falso-positivos, se reativos, pela presença frequente de diferentes infecções oportunistas nesses pacientes. Temos estudado teste sorológico "enzyme-liked immunosorbent assay" (ELISA) com antígeno recombinante Hsp83 de L. infantum que mostrou ser eficaz no diagnóstico de leishmaniose tegumentar humana e também da leishmaniose visceral canina, com parâmetros de sensibilidade e especificidade superiores aos testes utilizados atualmente. Neste estudo, propomos avaliar a eficácia do teste ELISA com antígeno rHsp83 no diagnóstico de leishmanioses nos pacientes infectados com HIV. Este teste não é espécie-específico, mas, nesta coinfecção, como o quadro clínico pode não coadunar com a espécie do parasito envolvida, este teste é mais adequado nessa condição. Comprovada a utilidade deste método para o diagnóstico, sua utilização nos casos suspeitos de leishmaniose contribuiria inegavelmente no estabelecimento do diagnóstico de forma precoce e trazer segurança no tratamento específico. Este projeto visa os pacientes com coinfecção HIV/Leishmania, mas, quando padronziado, este teste tem um potencial de aplicação no diagnóstico de leishmanioses em geral, em substituição aos ensaios realizados de rotina com a utilização do parasito total ou seu lisado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CELESTE, BEATRIZ JULIETA; ARROYO SANCHEZ, MARIA CARMEN; RAMOS-SANCHEZ, EDUARDO MILTON; CASTRO, LUIZ GUILHERME M.; LIMA COSTA, FRANCISCO ASSIS; GOTO, HIRO. Recombinant Leishmania infantum Heat Shock Protein 83 for the Serodiagnosis of Cutaneous, Mucosal, and Visceral Leishmaniases. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, v. 90, n. 5, p. 860-865, MAY 2014. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.