Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de leveduras isoladas de áreas agrícolas como promotoras de crescimento vegetal e na interação com fungos micorrízicos e rizobactérias

Processo: 11/02322-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2011 - 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Márcia Maria Rosa Magri
Beneficiário:Márcia Maria Rosa Magri
Instituição-sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Pesq. associados:Sandra Regina Ceccato Antonini
Bolsa(s) vinculada(s):11/18676-5 - Caracterização de leveduras isoladas de áreas agrícolas na promoção de crescimento vegetal, BP.TT
Assunto(s):Microbiologia do solo  Ecossistemas agrícolas  Leveduras  Crescimento vegetal 

Resumo

O solo é um ecossistema extremamente complexo e com alta biodiversidade microbiana, ainda bastante desconhecida. Estudos sobre a função dos micro-organismos presentes no solo indicam a presença de espécies benéficas para o desenvolvimento vegetal, grupo conhecido como micro-organismos promotores de crescimento vegetal. Dentre esses podemos destacar as rizobactérias e os fungos micorrízicos. As leveduras também habitam o solo, porém em número inferior às bactérias e fungos filamentosos; devido a este fato, pouco é conhecido sobre sua função neste ecossistema. Resultados preliminares com leveduras epífitas e rizosféricas de cana de açúcar e milho, indicaram que algumas linhagens são capazes de produzir ácido indol acético (AIA), um tipo de auxina capaz de promover o crescimento vegetal, além de solubilizarem fosfato in vitro. Considerando estes aspectos, o projeto tem como finalidade a avaliação do potencial das leveduras como promotoras de crescimento vegetal através da produção de AIA e solubilização de minerais, além da análise de possíveis interações entre essas linhagens e fungos micorrízicos e rizobactérias. O projeto prevê a realização de experimentos in vitro e in vivo para a avaliação global do potencial dos micro-organismos, com a análise de sua competência, permanência no solo e colonização de raízes. Com a realização deste trabalho espera-se contribuir para o conhecimento das leveduras e suas funções no solo, com o objetivo de desenvolver tecnologias para a aplicação em agroecossistemas visando uma produção agrícola mais sustentável. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCARCELLA, A. S. DE A.; BIZARRIA JUNIOR, R.; BASTOS, R. G.; MAGRI, M. M. R. TEMPERATURE, pH AND CARBON SOURCE AFFECT DRASTICALLY INDOLE ACETIC ACID PRODUCTION OF PLANT GROWTH PROMOTING YEASTS. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 34, n. 2, p. 429-438, APR-JUN 2017. Citações Web of Science: 3.
ANA SILVIA DE ALMEIDA SCARCELLA; RODOLFO BIZARRIA JUNIOR; REINALDO GASPAR BASTOS; MÁRCIA MARIA ROSA MAGRI. Temperature, pH and carbon source affect drastically indole acetic acid production of plant growth promoting yeasts. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 34, n. 2, p. -, Abr. 2017.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.