Busca avançada
Ano de início
Entree

Usos do solo, no período de reforma do canavial, visando diversificação de culturas e melhoria da capacidade produtiva do solo, para o próximo ciclo da cana-de-açúcar

Resumo

Diante das críticas que o setor sucroalcooleiro recebe por parte daqueles que consideram a cana-de-açúcar um monocultivo, evidencia-se a necessidade de estudos visando estabelecer um melhor uso do solo, diversificando as culturas e contemplando os aspectos econômicos, sociais e ambientais. O objetivo do trabalho será avaliar a influência dos atributos físicos e químicos do solo, resultantes dos diferentes usos do solo no período de reforma do canavial, na quantidade e na qualidade da cana-de-açúcar produzida e na longevidade do canavial. Esse projeto de pesquisa é parte de um experimento de longa duração, compreendendo o período de reforma do canavial, que ocorreu de outubro de 2008 a fevereiro de 2010, e o ciclo total da cana-de-açúcar, que se iniciou em fevereiro de 2010 e será conduzido até a próxima reforma do canavial. O experimento vem sendo conduzido em duas áreas localizadas no município de Jaboticabal, estado de São Paulo, com latitude de 21°14'05'' S, longitude de 48°17'09'' W e altitude média de 615 metros. As áreas apresentam solos distintos, Latossolo Vermelho eutroférrico e Latossolo Vermelho ácrico, correspondentes aos ambientes de produção para a cana-de-açúcar A e C, respectivamente. O delineamento experimental é em blocos casualizados com cinco repetições e quatro tratamentos, caracterizados por diferentes usos do solo no período de reforma do canavial. Os usos do solo constituíram-se dos cultivos de: soja/milheto/soja, soja/crotalária/soja, soja/pousio/soja e soja. Nesse momento, junho de 2011, a cana-de-açúcar encontra-se aos 16 meses após o plantio. Assim, esse projeto de pesquisa compreenderá os dois primeiros cortes da cana-de-açúcar, período no qual serão realizadas avaliações dos atributos físicos e químicos do solo e da cultura da cana-de-açúcar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MORAES FARINELLI, JULIANA BORBA; LOPES SANTOS, DAVID FERREIRA; FERNANDES, CAROLINA; HONORATO FERNANDES, MARIELE MONIQUE; DA SILVA, MATHEUS FLAVIO. Crop Diversification Strategy to Improve Economic Value in Brazilian Sugarcane Production. AGRONOMY JOURNAL, v. 110, n. 4, p. 1402-1411, JUL-AUG 2018. Citações Web of Science: 0.
VIZIOLI, BRUNO; FERNANDES, CAROLINA. Organic matter and physical attributes of Latosols 30 months after uses in the sugarcane fallow-period. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS AGRARIAS-AGRARIA, v. 13, n. 4 2018. Citações Web of Science: 0.
DA SILVA, RONIRAM PEREIRA; FERNANDES, CAROLINA. SOIL USES DURING THE SUGARCANE FALLOW PERIOD: INFLUENCE ON SOIL CHEMICAL AND PHYSICAL PROPERTIES AND ON SUGARCANE PRODUCTIVITY. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 38, n. 2, p. 575-584, MAR-APR 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.