Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de xilanases livres e imobilizadas para produção de xilooligossacarídeos de bagaço de cana-de-açúcar

Processo: 11/06470-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2011 - 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Raquel de Lima Camargo Giordano
Beneficiário:Raquel de Lima Camargo Giordano
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados:Paulo Waldir Tardioli ; Roberto de Campos Giordano
Assunto(s):Processos bioquímicos  Hidrólise enzimática  Imobilização de enzimas  Bagaço de cana-de-açúcar  Oligossacarídeos  Xilanos 

Resumo

Bagaço de cana é matéria-prima abundante no Brasil. Ela contém cerca de 30% de hemicelulose (m/m), que é formada de vários heteropolímeros, sendo o principal, xilana, um polímero de xilose. Etanol, xilitol e xilooligossacarídeos (XOS), pequenos oligômeros de xilose (2-5 unidades), são possíveis produtos a serem obtidos de xilose. Diferentemente do requerido para produção dos dois primeiros, a produção de XOS a partir de material lignocelulósico requer extração mais branda de hemiceluloses, para se obter oligômeros de xilana, evitando-se a hidrólise completa desta a xilose, cuja separação é cara. Após obtenção dos oligômeros, estes deverão ser submetidos a hidrólise controlada, evitando-se, também nesta etapa, geração de xilose. Isso pode ser feito utilizando-se endoxilanases. Enzimas são potentes catalisadores, mas também solúveis e caros. A imobilização delas pode reduzir os custos da hidrólise enzimática. Neste projeto, pretende-se estudar diferentes condições de extração, com dois tipos de pré-tratamento, organossolve com etanol e alcalino com NaOH, visando determinar condições de extração adequadas para obtenção de oligômeros de xilana. Serão realizados estudos cinéticos da hidrólise de xilana comercial com diferentes complexos de xilanases, para selecionar o melhor complexo e as mais adequadas condições de hidrólise para produção de XOS. Xilanases selecionadas serão imobilizadas e estabilizadas e será estudada a hidrólise de oligômeros de xilana extraídas de bagaço de cana, com as enzimas livres e imobilizadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORGES, DIOGO GONTIJO; BARALDO JUNIOR, ANDERSON; FARINAS, CRISTIANE SANCHEZ; CAMARGO GIORDANO, RAQUEL DE LIMA; TARDIOLI, PAULO WALDIR. Enhanced saccharification of sugarcane bagasse using soluble cellulase supplemented with immobilized beta-glucosidase. Bioresource Technology, v. 167, p. 206-213, SEP 2014. Citações Web of Science: 26.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.