Busca avançada
Ano de início
Entree

Sustentabilidade ambiental em remanescentes florestais urbanos: estudo de caso na Mata do Quilombo - Barão Geraldo (Campinas/SP)

Processo: 11/06595-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2011 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Regina Márcia Longo
Beneficiário:Regina Márcia Longo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Ambiental. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Degradação ambiental  Fragmentos florestais  Sustentabilidade  Campinas (SP) 

Resumo

O desmatamento, a degradação do solo e o isolamento de remanescentes florestais têm se constituído em ameaças concretas à estrutura, funções e estabilidade da Mata Atlântica e do Cerrado, biomas de importância global presentes no Estado de São Paulo. Além disso, a degradação das terras contribui para o agravamento da pobreza no meio rural.O Estado de São Paulo abriga dois dos quatro principais Biomas existentes no Brasil: a Mata Atlântica, que originalmente cobria 81% da área do Estado, e o Cerrado, que originalmente recobria cerca de 14% do território paulista. O intenso processo de desmatamento e de degradação das terras observado historicamente, e que ainda implica em pressões sobre os remanescentes dos ecossistemas originais, tem levado a uma perda acelerada de biodiversidade. No Brasil como um todo, atualmente menos de 8% da área de domínio de Mata Atlântica preserva suas características bióticas originais. As áreas de cerrado estão sobre forte pressão de desmatamento, sendo que em São Paulo quase todas estão submetidas a algum grau de perturbação.Sendo assim, estudos em remanescentes florestais em áreas urbanas, principalmente numa região altamente povoada como a de Campinas torna-se de vital importância sobre vários aspectos: conservação dos solos, manutenção da biodiversidade, preservação da fauna, preservação de mananciais e melhoria na qualidade de vida das comunidade residentes no entorno apresenta-se como valores positivos dentre outros. Neste contexto o presente de trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar as modificações ocorridas em parâmetros físicos, químicos e biológicos de solo decorrente da substituição da vegetação natural por pastagem e cana-de-açúcar na Mata do Quilombo - Barão Geraldo (Campinas/SP).Este trabalho servirá como subsídio para a quantificação dos impactos decorrentes da ação antrópica apresentadas por este remanescente florestal e para posteriores programadas de recuperação de áreas degradadas. (AU)