Busca avançada
Ano de início
Entree

Lasers de estado sólido de alta potência bombeados longitudinalmente por diodo semicondutor e aplicações tecnológicas e biomédicas

Resumo

O presente plano de pesquisa propõe a formação de um novo núcleo de pesquisa dentro da divisão de ótica, que tem como principal objetivo iniciar a pesquisa e firmar conhecimento na área do bombeamento longitudinal de meios sólidos com diodo laser de potência. Na primeira fase do projeto, a pesquisa incluirá o estudo das propriedades do feixe de bombeamento multimodo para eficiente focalização dentro do meio ativo e dos problemas térmicos induzidos no cristal inerentes à alta densidade de bombeamento. Será otimizado o ressonador do meio ativo em função da focalização do feixe de bombeamento para otimização da potência de saída. A alta eficiência deste bombeamento possibilitará, também, a espectroscopia intracavidade de novos meios laser ativo que posteriormente poderão vir a ser eficientes lasers bombeados por diodo. Para a segunda fase do projeto, são previstas duas aplicações tecnológicas, específicas: o laser continuo de LiF:F2- e o laser médico para ortopedia, Ho:Tm:YLF. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MALDONADO‚ E.P.; BARBOSA‚ E.A.; WETTER‚ N.U.; COURROL‚ L.C.; RANIERI‚ I.M.; MORATO‚ S.P.; VIEIRA JR‚ N.D. Mode-locking operation of Nd: LuYLF. Optical Engineering, v. 40, p. 1573, 2001.
MALDONADO‚ E.P.; BARBOSA‚ E.A.; WETTER‚ N.U.; COURROL‚ L.C.; RANIERI‚ I.M.; MORATO‚ S.P.; VIEIRA‚ N.D. Mode-locking operation of Nd: LuYLF. Optical Engineering, v. 40, n. 8, p. 1573-1578, 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.