Pesquisa e Inovação: Conjunto de antena banda S para integrar o sistema radar meteorológico Doppler
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Conjunto de antena banda S para integrar o sistema radar meteorológico Doppler

Processo: 02/07910-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2003
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Luiz Manoel Dias Henriques
Beneficiário:Luiz Manoel Dias Henriques
Empresa:Omnisys Engenharia Ltda
Município: São Bernardo do Campo
Auxílio(s) vinculado(s):04/13928-2 - Conjunto antena banda S para integrar sistema radar meteorológico doppler, AP.PIPE3
Assunto(s):Radar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Banda S | Controlador Pid | Radar | Servomecanismo | Trajetografia

Resumo

O objetivo do projeto é duplo: desenvolver um conjunto antena-radar banda S controlado por servomecanismo digital visando a integrá-lo ao sistema radar meteorológico Doppler em desenvolvimento na própria Omnisys e propor uma solução de modernização para todos os radares obsoletos atualmente instalados. A qualidade da informação recebida pela antena depende da sua velocidade de rotação, da precisão no seu posicionamento, dos parâmetros do pulso-radar e das características de ganho, abertura angular, lóbulos secundários e formato do feixe. Uma grande dificuldade encontrada no projeto de conjuntos antena-radar foi garantir a precisão da informação recebida com o aumento do ganho da antena. Esse aumento significa a utilização de refletores cada vez maiores e, portanto, mais instáveis. Passou-se a utilizar antenas de campo eletromagnético variante em aplicações de alta potência que exigiam grande precisão. Essa solução, todavia, demonstrou-se economicamente inviável para radares civis e de curto alcance. O advento da tecnologia digital permite a adoção de novas soluções eletromecânicas microprocessadas que garantem, a um baixo custo, uma alta precisão no movimento da antena. O projeto pretende, portanto, estudar novas soluções eletromecânicas para suporte de antenas e controles de servomecanismo e desenvolver um novo conjunto antena-radar utilizando a tecnologia digital. (AU)

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