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Efeitos da nomeação e de relações estímulo-reforço na formação de equivalência

Resumo

Três experimentos estão sendo propostos para estudar os efeitos da nomeação e das relações estímulo-reforço sobre a formação de equivalência. Nos três experimentos duas discriminações condicionais (AB e CD) serão ensinadas com o procedimento de reforçamento específico (A1 B1 R1; A2 B2 R2 etc), seguidas de testes de equivalência e das relações estímulo-reforço. Os sujeitos cujos resultados forem positivos em equivalência participarão dos Exp. 1 e 2, e com resultados negativos, no Exp. 3. No Exp. 1 serão ensinadas relações estímulo-reforço invertidas para CD. No Exp. 2 serão ensinadas relações auditivo-visuais com elementos auditivos novos seguidos de testes de equivalência e de relações estímulo-reforço. No Exp. 3 serão ensinadas diretamente as relações estímulo-reforço e nomeação dos estímulos reforçadores. (AU)