Busca avançada
Ano de início
Entree

Polímeros absorvíveis como biomateriais: dispositivos para osteosíntese e suporte para cultura de células

Resumo

O sucesso de polímeros sintéticos como biomateriais depende de suas propriedades interfaciais e do resultado das interações com células e fluidos biológicos. Neste projeto, serão apresentados aspectos gerais de como se encontra a pesquisa nessa área, os pontos de maior interesse e as estratégias seguidas para obtenção de materiais adequados para serem aplicados como dispositivos ortopédicos e como suporte para crescimento de células dependentes de ancoragem. O objetivo principal deste projeto em uma primeira etapa é estudar o processamento de dispositivos de poli(ácido lático) ou poli(hidroxibutirato-co-hidroxivalerato) e sua caracterização físico-química e biocompatibilidade após implante em cães ou coelhos. Em uma segunda etapa, pretende-se estudar a síntese e caracterização de membranas porosas e não porosas a partir de blendas de poli(ácido lático)/poli(hidroxibutirato-cohidroxivalerato), analisando a viabilidade de aplicação como suporte para cultura de células da linhagem Vero, osteócitos ou condrócitos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA‚ BMP; DUEK‚ EAR. Pins composed of poly (L-lactic acid)/poly (3 hydroxybutyrate-co-hydroxyvalerate) PLLA/PHBV blends: Degradation in vitro. Journal of Applied Biomaterials & Biomechanics, v. 3, p. 50-60, 2005.
B.M.P. FERREIRA; C.A.C. ZAVAGLIA; E.A.R. DUEK. Films of poly (L - lactic acid) / poly(hydroxybutyrate-co-hydroxyvalerate) blends: in vitro degradation. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 4, n. 1, p. 34-42, Jan. 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.