Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos físico-químicos da cachaça: formação de flocos, carbamato de etila, envelhecimento e potencial oxidante

Processo: 04/15985-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2005 - 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Douglas Wagner Franco
Beneficiário:Douglas Wagner Franco
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aguardente  Cachaça  Físico-química  Uretana  Antioxidantes  Hidrocarbonetos policíclicos  Hidrocarbonos aromáticos  Fenóis 

Resumo

Este projeto é uma conseqüência natural dos trabalhos em desenvolvimento em nosso laboratório. Propõe-se o estudo físico-químico da formação de flocos, a investigação do poder redox de cachaças envelhecidas em tonéis de diferentes madeiras da flora brasileira, conhecimento das reações químicas envolvidas no processo de envelhecimento e do mecanismo de formação de carbamato de etila. Estes temas estão sendo estudados em nosso laboratório cada vez mais em maior profundidade e seus resultados deverão contribuir para o melhor conhecimento da química da cachaça, com conseqüente melhora da sua qualidade e agregação de valor ao produto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE SOBRINHO, LUIZ GUALBERTO DE; CAPPELINI, LUCIANA TEREZA DIAS; SILVA, ALEXANDRE ATAÍDE DA; GALINARO, CARLOS ALEXANDRE; BUCHVISER, SILMARA FRANÇA; CARDOSO, DANIEL RODRIGUES; FRANCO, DOUGLAS WAGNER. Teores de carbamato de etila em aguardentes de cana e mandioca. Parte II. Química Nova, v. 32, n. 1, p. 116-119, 2009.
EDUARDO S. P. NASCIMENTO; DANIEL R. CARDOSO; DOUGLAS W. FRANCO. Comparação de técnicas de determinação de ésteres em cachaça. Química Nova, v. 32, n. 9, p. 2323-2327, 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

PROCESSO PARA DIFERENCIAÇÃO DE DERIVADOS DE CANA-DE-AÇÚCAR E DISPOSITIVO COMPREENDENDO TAL MÉTODO PI0705458-0 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ; Universidade de São Paulo (USP) . Douglas Wagner Franco; Carlos Alexandre Galinaro; Daniel Rodrigues Cardoso - 26 de outubro de 2007

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.