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ENSCER: sistema informatizado e integrado para ensino e avaliação do progresso pedagógico e neural de crianças portadoras de deficiência mental

Processo: 97/06020-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de janeiro de 1998 - 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Armando Freitas da Rocha
Beneficiário:Armando Freitas da Rocha
Empresa:Eina Estudos em Inteligência Natural e Artificial Ltda (EINA)
Município: Jundiaí
Bolsa(s) vinculada(s):99/10734-2 - ENSCER: sistema informatizado e integrado para ensino e avaliação do progresso pedagógico e neural de crianças portadoras de deficiência cerebral, BP.TT
99/07463-7 - ENSCER: sistema informatizado e integrado para ensino e avaliação do progresso pedagógico e neural de crianças portadoras de deficiência cerebral, BP.TT
99/00647-5 - ENSCER: sistema informatizado e integrado por ensino e avaliação do progresso pedagógico e neural de crianças portadoras de deficiência cerebral, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 98/14456-4 - ENSCER: sistema informatizado e integrado para ensino e avaliação do progresso pedagógico e neural de crianças portadoras de deficiência cerebral, BP.TT
98/08236-1 - ENSCER: sistema informatizado e integrado para ensino e avaliação do progresso pedagógico e neural de crianças portadoras de deficiência cerebral, BP.TT
98/01389-7 - ENSCER: sistema informatizado e integrado para ensino e avaliação do progresso pedagógico e neural de crianças portadoras de deficiência cerebral, BP.TT
98/01391-1 - ENSCER: sistema informatizado e integrado para ensino e avaliação do progresso pedagógico e neural de crianças portadoras de deficiência cerebral, BP.TT
98/01390-5 - ENSCER: sistema informatizado e integrado para ensino e avaliação do progresso pedagógico e neural de crianças portadoras de deficiência cerebral, BP.TT
98/01392-8 - Enscer: sistema informatizado e integrado para ensino e avaliação do progresso pedagógico e neural de crianças portadoras de deficiência cerebral, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Técnicas de diagnóstico neurológico  Eletroencefalografia  Deficiência mental  Pessoas com deficiência mental  Psicolinguística  Acessibilidade  Inclusão escolar 

Resumo

O presente projeto de pesquisa propõe-se a desenvolver um sistema informatizado para análise quantitativa do eletroencefalograma (EEG), para ajudar a processar e uniformizar o processo de diagnose médica sobre o cérebro deficiente e fornecer um conjunto de jogos educacionais para complementar o seu processo de ensino. Inúmeras causas contribuem para as lesões cerebrais que caracterizam o cérebro da criança deficiente e, em geral, mais de um sistema neural (visual, motor, auditivo etc.) é afetado em cada uma dessas crianças. Esse fato é um fator complicador em seu processo de educação. A análise quantitativa do EEG tem se mostrado eficiente na caracterização de déficits funcionais específicos e fornece uma discriminação espacial razoável para justificar sua utilização como uma ferramenta diagnóstica importante. A eletroencefalografia quantitativa automatizada é hoje viável graças ao uso do computador. A chamada Inteligência Artificial é a área da informática que procura simular os processamentos inteligentes realizados pelo cérebro, mas o computador também tem sido utilizado como ferramenta auxiliar em diversos processos educativos. Por esses motivos propõe-se, aqui, o desenvolvimento do sistema Enscer como um sistema informatizado para análise quantitativa do EEG constituído dos seguintes módulos: base de dados; módulo de aquisição on-line e análise off-line módulo inteligente de diagnose; e prognose e módulo de jogos educacionais para desenvolvimento de conceitos e alfabetização. Convênio com a Apae de Jundiaí. (AU)

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