Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da corrosão em ligas não-ferrosas utilizadas na indústria aeronáutica

Resumo

Este projeto pretende implantar uma linha de pesquisa que se destinará ao estudo da resistência à corrosão de ligas de titânio e de alumínio, utilizadas como matérias-primas na indústria aeronáutica, nos meios e condições a que são submetidas antes e após a sua instalação no avião. Com o objetivo de correlacionar a microestrutura com a reatividade destes materiais, também se estudará o efeito do tratamento térmico na resistência à corrosão. A análise metalográfica será realizada antes e depois dos tratamentos térmicos e dos ensaios de corrosão. A relevância do tema, a metodologia de trabalho e a diversidade de técnicas a aplicar, também permitirão a formação de recursos humanos, tanto de alunos de iniciação científica como de mestrado e doutorado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
G.A. JESUÍNO; L.M.F. RIBEIRO; R.Z. NAKAZATO; E.N. CODARO; L.R. DE O. HEIN. Propriedades mecânicas e resistência à corrosão da liga Ti-4Al-4V obtida da reciclagem da liga Ti-6Al-4V. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 4, n. 2, p. 63-69, 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.