Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento eletroquímico/químico de efluentes contendo antibióticos (sulfametoxazol e trimetoprim) com eletrodos de difusão gasosa modificados com catalisadores redox

Processo: 11/08588-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2011 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza
Beneficiário:Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesq. associados:André Augusto Gutierres Fernandes Beati ; Robson da Silva Rocha
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias  Efluentes  Técnicas eletroquímicas  Peróxido de hidrogênio 

Resumo

Este projeto apresenta uma nova proposta para o estudo dos mecanismos envolvidos na eletrogeração de peróxido de hidrogênio através da incorporação de catalisadores orgânicos redox na estrutura de eletrodos de difusão gasosa (EDG), produzidos com pigmentos grafíticos condutores. Os EDG modificados pela adição de catalisadores orgânicos redox serão avaliados usando a técnica da camada microporosa com eletrodos do tipo RRDE e com o uso da SECM, além de análises de MEV e FT-IR, sendo escolhidos os compostos da classe das quinonas, dos azo-compostos e das ftalocianinas organometálicas que serão incorporados à massa do eletrodo em proporções iniciadas de 0,1% (m/m). Os melhores catalisadores serão usados para a produção de eletrodos de difusão gasosa para a eletrogeração de H2O2 visando a sua aplicação na degradação eletroquímica/química dos antibióticos Sulfametoxazol e Trimetoprim. A eficiência desses materiais na redução do oxigênio será avaliada inicialmente por estudos eletroquímicos (ensaios voltamétricos e de eletrólise a potencial constante usando os eletrodos RRDE e a microscopia eletroquímica de varredura) e os resultados obtidos serão aplicados otimização da eletrosíntese de peróxido de hidrogênio em uma célula eletroquímica de bancada, monitorando-se os teores de peróxido de hidrogênio gerado, além da sua eficiência na degradação dos fármacos, a partir dos resultados obtidos com o emprego de técnicas analíticas instrumentais: HPLC, IC, TOC, UV/Vis e GC-MS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARROS, WILLYAM R. P.; BORGES, MICHELLE P.; STETER, JULIANA R.; FORTI, JULIANE C.; ROCHA, ROBSON S.; LANZA, MARCOS R. V. Degradation of Dipyrone by Electrogenerated H2O2 Combined with Fe2+ Using a Modified Gas Diffusion Electrode. Journal of the Electrochemical Society, v. 161, n. 14, p. H867-H873, 2014. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.