Resumo
O uso de etanol em motores, além do aumento de solicitação decorrente da maior pressão de combustão, incorpora condicionantes ainda mal entendidas como possível lavagem e diluição do lubrificante durante a partida a frio, ambiente mais corrosivo, ou, de modo geral, alteração no meio ambiente do sistema tribológico, o que já têm resultado em falhas nos componentes de motores. Este projeto se propõe a aplicar conceitos de tribologia visando melhor entendimento dos fenômenos de atrito e desgaste em motores flex-fuel concentrando-se, com o apoio de modelagem, especificamente nas particularidades do efeito do álcool sobre dois tribossistemas dos motores: o sistema anel-lubrificante-cilindro e o sistema válvula-meio interfacial-sede de válvula. Esta abordagem permitirá que projeto tenha caráter pré-competitivo e tenha também um forte componente de formação de pessoas com conhecimentos em tribologia de motores de combustão interna, capazes de apoiar o desenvolvimento sustentado de tecnologias para motores que utilizem biocombustíveis. (AU)
Publicações científicas
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(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)