Busca avançada
Ano de início
Entree

S-nitrosação de proteínas envolvidas nas vias de sinalização da insulina e leptina em hipotálamo de roedores obesos: um novo mecanismo na gênese da obesidade

Processo: 10/19503-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2011 - 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:José Barreto Campello Carvalheira
Beneficiário:José Barreto Campello Carvalheira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Endocrinologia 

Resumo

O hipotálamo é uma região do sistema nervosa central que angaria informações do status nutricional governa a liberação de múltiplos sinais metabólicos, tais como insulina e leptina para manutenção da homeostase energética. Obesidade está associada com resistência à insulina e leptina no hipotálamo. Entretanto, apesar da recente demonstração de que a resistência à insulina está associada com o aumento da óxido nítrico sintase induzível (iNOS) é, pelo menos em parte, mediada pela S-nitrosação de proteínas envolvidas na sinalização da insulina: receptor de insulina (IRb), substrato 1 do receptor de insulina (IRS-1) e Akt. A função da S-nitrosação nas vias de sinalização da insulina e leptina no hipotálamo não é conhecida. Assim, o objetivo principal do estudo será caracterizar a S-nitrosação das proteínas IR, IRS-1, Akt e da STAT3 no hipotálamo de roedores obesos e relacionar esse fenômeno com a resistência à insulina e da leptina e com o controle da ingestão alimentar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA CUNHA, LORENA PIRES; SILVEIRA, MARINA NOGUEIRA; SANTOS MENDES, MARIA CAROLINA; COSTA, FELIPE OSORIO; MACEDO, LIGIA TRALDI; DE SIQUEIRA, NADIA SCLEARUC; CAMPELLO CARVALHEIRA, JOSE BARRETO. Sarcopenia as an independent prognostic factor in patients with metastatic colorectal cancer: A retrospective evaluation. CLINICAL NUTRITION ESPEN, v. 32, p. 107-112, AUG 2019. Citações Web of Science: 3.
KATASHIMA, CARLOS KIYOSHI; RODRIGUES SILVA, VAGNER RAMON; LENHARE, LUCIENE; MARIN, RODRIGO MIGUEL; CAMPELLO CARVALHEIRA, JOSE BARRETO. iNOS promotes hypothalamic insulin resistance associated with deregulation of energy balance and obesity in rodents. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, AUG 23 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.