Busca avançada
Ano de início
Entree

Imunoestimulantes dietéticos para pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) e dourado Salminus brasiliensis

Processo: 11/07360-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2011 - 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:José Eurico Possebon Cyrino
Beneficiário:José Eurico Possebon Cyrino
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Pesq. associados:Brunno da Silva Cerozi ; Ligia Uribe Gonçalves ; Ricardo Basso Zanon ; Tarcila Souza de Castro Silva
Assunto(s):Nutrição animal 

Resumo

Agentes estressores, como má qualidade de água e adensamento, afetam a condição fisiológica dos peixes criados em piscicultura e, consequentemente, afetam o sistema imune dos indivíduos acarretando em maior suceptibilidade para infecções e, mais tarde, diminiução da produção. Na tentativa de contornar este problema a prevenção das doenças, como usando imunoestimulantes, parece ser mais vantajosa do que remediar. O presente projeto tem como objetivo determinar a eficácia da utilização de prebióticos e probióticos (oligossacarídeos e Bacilus subtillis, respectivamente), em especial suas interações, na melhora do desempenho e na imunoestumulação para a espécie Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887). Ainda, objetiva-se determinar a exigência em vitamina E para Salminus brasiliensis, bem como a atividade imunoestimulatória da vitamina E e do levamisole para a mesma espécie. Por fim, o projeto busca a determinação dos parâmetros farmacocinéticos do Levamisole em Salminus brasiliensis. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CEROZI, B. S.; ZANON, R. B.; SILVA, T. S. C.; CYRINO, J. E. P. Combination of dietary -glucan and Bacillus subtilis as a potential synbiotic for pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887). Journal of Applied Ichthyology, v. 33, n. 3, p. 563-565, JUN 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.