Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrões de cruzamento e fluxo gênico em dois eventos reprodutivos de duas espécies florestais que ocorrem em remanescentes naturais da região de Ribeirão Preto (SP)

Processo: 11/08883-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2011 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Ana Lilia Alzate Marin
Beneficiário:Ana Lilia Alzate Marin
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Carlos Alberto Martinez y Huaman ; Eucleia Primo Betioli Contel ; Moacyr Antônio Mestriner
Assunto(s):Conservação biológica  Diversidade genética  Árvores florestais  Jequitibá  Peroba-Rosa  Restauração ecológica 

Resumo

A região de Ribeirão Preto é uma das mais devastadas do Estado de São Paulo, principalmente em áreas próximas aos mananciais e indústrias de cana-de-açúcar. Esta região tem hoje 59,75% e 15,36% da sua área utilizada pela cultura da cana e pela ocupação urbana, respectivamente, sendo que somente 3,89% (2.535,67 ha), correspondem à vegetação natural do município de Ribeirão Preto. Os poucos remanescentes são, portanto, de grande valor ecológico, genético e taxonômico, funcionando como uma coleção viva de espécies representativas da flora local e de sua diversidade genética, bem como um banco de informações acerca da estrutura e funcionamento desse tipo de ecossistema. Neste contexto, a presente proposta tem como objetivo investigar os padrões de cruzamento, fluxo gênico, diversidade genética e endogamia em dois eventos reprodutivos de duas espécies florestais de grande importância ecológica e econômica, Aspidosperma polyneuron (peroba-rosa) e Cariniana estrellensis (Jequetibá branco), que ocorrem em fragmentos remanescentes na região de Ribeirão Preto, visando gerar subsídios para conservação e manejo in situ e ex situ destes recursos genéticos. Como ferramentas de análise genética serão utilizados marcadores moleculares tipo microssatélites (SSR) desenvolvidos pelo nosso grupo para ambas as espécies, uma vez que estes marcadores são considerados os mais adequados para o estudo de sistemas de acasalamento e fluxo gênico devido a sua herança codominante e maior polimorfismo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUIDUGLI, M. C.; NAZARENO, A. G.; FERES, J. M.; CONTEL, E. P. B.; MESTRINER, M. A.; ALZATE-MARIN, A. L. Small but not isolated: a population genetic survey of the tropical tree Cariniana estrellensis (Lecythidaceae) in a highly fragmented habitat. HEREDITY, v. 116, n. 3, p. 339-347, MAR 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.