Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do fluoreto no reparo ósseo em alvéolos de camundongos com diferentes densidades ósseas: análise morfométrica e zimográfica

Processo: 11/01425-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2011 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Rodrigo Cardoso de Oliveira
Beneficiário:Rodrigo Cardoso de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Osteoporose  Reparo ósseo  Reparação alveolar  Osteoprotegerina  Metaloproteinases da matriz  Fluoretos 

Resumo

Entre as várias terapêuticas propostas para o tratamento da osteoporose, a administração de altas doses de fluoreto é uma alternativa que ainda apresenta controvérsia na literatura. O fluoreto se destaca por influenciar na atividade dos osteoblastos, os quais são responsáveis por mediar a síntese do osso. No entanto, o mecanismo de ação do fluoreto em células do tecido ósseo (osteoblastos, osteócitos e osteoclastos) ainda não foi bem esclarecido. Deste modo, este trabalho visa avaliar a reparação óssea alveolar de ratos sob o efeito do fluoreto administrado na água de beber. Neste trabalho serão utilizados 4 grupos com camundongos das linhagens C57BL/6J (total de 56) e C3H/HeJ (total de 56) de 45 dias de vida, os quais receberão água deionizada e água com 50 ppm de fluoreto. Serão feitos os procedimentos cirúrgicos extraindo o incisivo superior direito e posteriormente os animais serão eutanasiados 7, 14, 21 e 28 dias. Imediatamente após a eutanásia será feita uma punção cardíaca para obtenção do plasma sanguíneo para análise de fluoreto e obtenção da peça com alvéolo dental direito. Serão feitas análises microscópicas (coloração em Hematoxilina Eosina), Imunohistoquímica (ligante do ativador do receptor do fator kappa B nuclear: RANKL e osteoprotegerina: OPG) e de proteínas referentes ao reparo ósseo (metaloproteinases de matriz 2 e 9: MMP-2 e 9) por meio da técnica de Zimografia. As análises estatísticas serão feitas através do teste estatístico one-way ANOVA complementado pelo teste de Tukey, teste de Kruskal-Wallis complementado pelo teste de Dunn e serão pelo o teste "t", de acordo com sua indicação (p<0,05). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HERRERA, PAULA KENNERLY; ZAMBOLIN, ANDRESSA PELISSARI; FERNANDES, MILENI DA SILVA; CESTARI, TANIA MARY; IANO, FLAVIA GODOY; ZAMBUZZI, WILLIAN FERNANDO; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO; DE OLIVEIRA, RODRIGO CARDOSO. Fluoride affects bone repair differently in mice models with distinct bone densities. JOURNAL OF TRACE ELEMENTS IN MEDICINE AND BIOLOGY, v. 39, p. 129-134, 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.