Auxílio à pesquisa 11/05817-0 - Blendas - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Compatibilização de blendas PP/EVA com nanosílica organofuncionalizada

Processo: 11/05817-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Leonardo Bresciani Canto
Beneficiário:Leonardo Bresciani Canto
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Blendas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Blenda | Compatibilização | Nanosílica | Polímeros

Resumo

Blendas poliméricas imiscíveis com matriz de polipropileno (PP) e fase dispersa de copolímero etileno-acetato de vinila (EVA) compatibilizadas com nanopartículas de sílica (SiO2) organofuncionalizadas serão obtidas por processamento no estado fundido. Os efeitos de tratamento superficial (organofuncionalização) da nanosílica e de variáveis de processamento sobre a morfologia de fases e as propriedades mecânicas das blendas serão avaliados. Sílica pirogênica nanométrica (40 nm) será funcionalizada com grupos octila por tratamento superficial com composto octil-tritoxi-silano. As blendas PP/EVA/nanoSiO2 serão preparadas em extrusora de rosca dupla seguida de moldagem por injeção. As morfologias de fases das blendas serão caracterizadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e de transmissão (MET). Análises térmicas dinâmico-mecânicas (DMTA) irão fornecer informações complementares sobre a morfologia de fases e a interface das blendas. As propriedades mecânicas das blendas serão avaliadas por ensaios de resistência à tração, resistência ao impacto e de temperatura de deflexão sob calor (HDT). O principal desafio científico é o estabelecimento de uma correlação entre condições de processamento, morfologia de fases e propriedades mecânicas de blendas PP/EVA compatibilizadas com nanoSiO2 organofuncionalizada, com base nos resultados obtidos e teorias. O principal desafio tecnológico é a tenacificação do PP através do desenvolvimento de blendas PP/EVA/nanoSiO2 compatibilizadas, com morfologia de fases refinada e estabilizada, dentro de uma ampla janela de processamento, compatível com processos de transformação industriais. Esses requisitos são fundamentais para aplicações desses materiais na fabricação de embalagens e peças técnicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)