Busca avançada
Ano de início
Entree

Experimentos padrões no reator IPEN/MB-01: reatividade subcrítica, refletores de níquel e reatividade de amostras

Processo: 11/50516-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2011 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Nuclear - Tecnologia dos Reatores
Pesquisador responsável:Adimir dos Santos
Beneficiário:Adimir dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reatores nucleares  Aço inoxidável  Níquel 

Resumo

O presente projeto de pesquisa pretende dar uma contribuição à área de Física de Reatores na elaboração de padrões experimentais no reator IPEN/MB-01. Os parâmetros físicos selecionados são aqueles que necessitam de melhor respaldo experimental de qualidade, como os relacionados à determinação da reatividade subcrítica, principalmente em níveis muito subcríticos onde as equações de cinética pontual padrão não são adequadas, e do efeito de refletores de níquel para dar subsídios aos refletores de aço-inox utilizados em concepções modernas de reatores térmicos. Para a obtenção da reatividade subcrítica serão realizadas medidas de APSD (Auto Power Spectral Density) e/ou CPSD (Cross Power Spectral Density) por intermediário de detectores modo pulso, já que detectores em modo corrente não possuem sensibilidade suficiente. A reatividade subcrítica será inferi da por meio de um procedimento inédito utilizando o modelo de cinética subcrítica de Gandini e Salvatores, e Dula e Ravetto. Em paralelo a esses experimentos será desenvolvido um reatímetro baseado na equação de cinética padrão inversa, o qual irá incorporar o termo fonte na equação para a reatividade. O desenvolvimento de tal reatímetro possui aplicação imediata na realização dos testes físicos de partida da usina de Angra I e, num futuro próximo, quando da primeira criticalização do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB). Além disso, em níveis moderados de reatividade, o reatímetro pode ser utilizado para comparar os resultados obtidos com o modelo de Gandini e Salvatores. Os resultados experimentais serão avaliados e submetidos ao ICSBEP (International Criticality Safety benchmark Evaluation Project) e ao IRPhE (International Reactor Physics Benchmark Evaluation Project). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, A.; DE ANDRADE E SILVA, G. S.; MURA, L. F.; FUGA, R.; JEREZ, R.; MENDONCA, A. G. Three Heavy Reflector Experiments in the IPEN/MB-01 Reactor: Stainless Steel, Carbon Steel, and Nickel. NUCLEAR DATA SHEETS, v. 118, p. 568-570, APR 2014. Citações Web of Science: 3.
DOS SANTOS, ADIMIR; LEE, SEUNG MIN; DINIZ, RICARDO; JEREZ, ROGERIO. A new experimental approach for subcritical reactivity determination of multiplying systems. ANNALS OF NUCLEAR ENERGY, v. 59, p. 243-254, SEP 2013. Citações Web of Science: 7.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Adimir dos. Experimentos no reator IPEN/MB-01 com refletores de aço inoxidável, aço carbono e níquel. 2018. Dissertação de Mestrado - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.