Busca avançada
Ano de início
Entree

Trajetórias de captura gravitacional: origem de satélites irregulares e aplicações a missões espaciais

Processo: 02/00344-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de setembro de 2002 - 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia do Sistema Solar
Pesquisador responsável:Ernesto Vieira Neto
Beneficiário:Ernesto Vieira Neto
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):03/13469-5 - Estudo da distribuição de satélites irregulares dos planetas gigantes, BP.PD
02/07980-6 - A origem de satélites irregulares: mecanismos de captura, BP.JP
Assunto(s):Astrofísica do sistema solar  Astrodinâmica  Satélites artificiais  Trajetórias e órbitas 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Investindo...pesquisadores_213_171_172.pdf

Resumo

Explicar a existência dos satélites irregulares dos planetas gigantes tem se tornado um grande desafio no estudo da dinâmica orbital. Devido à configuração orbital desses satélites, é amplamente aceito que eles foram capturados por seus planetas. Parte do modelo de captura gravitacional, utilizando a dinâmica do problema restrito de três corpos, explica como ocorre a aproximação do satélite até o planeta. No entanto, esta captura é temporária. Para completar o modelo é necessário utilizar mecanismos dissipativos que expliquem variações na constante de Jacobi, de forma a transformar a captura temporária em permanente. As principais hipóteses de efetivação são: arrasto em gás, migração planetária, acresção de massa, colisões e espalhamento por outros satélites. Nos estudos que temos realizado verificamos que, em geral, não existe uma preocupação em relacionar as hipóteses de efetivação e o mecanismo de captura gravitacional. Neste projeto é proposto um estudo mais aprofundado do problema, unindo as duas partes do modelo. Como resultado, algumas das hipóteses de efetivação poderão ser confirmadas, ou refutadas. A compreensão dos mecanismos de captura dos satélites irregulares nos fará entender melhor o nosso próprio sistema solar. Além disso, os conhecimentos gerados nesse estudo serão aplicados em astrodinâmica no estudo de transferência orbital e guiagem. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA NETO‚ E.; WINTER‚ OC; YOKOYAMA‚ T. Effect of Jupiter’s mass growth on satellite capture. The prograde case. Astronomy & Astrophysics, v. 452, n. 3, p. 1091-1097, 2006.
VIEIRA NETO‚ E.; WINTER‚ OC; YOKOYAMA‚ T. The effect of Jupiter’s mass growth on satellite capture. Retrograde case. Astronomy & Astrophysics, v. 414, n. 2, p. 727-734, 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.