Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem teórica e computacional em epidemiologia de doenças infecciosas e estratégias de controle farmacológico

Processo: 02/03564-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de novembro de 2002 - 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Domingos Alves
Beneficiário:Domingos Alves
Instituição-sede: Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa. Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Santos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):03/02438-1 - Desenvolvimento de autômato celular probabilístico para estudar a transmissão e espalhamento da dengue, BP.IC
Assunto(s):Doenças transmissíveis  Epidemiologia  Geometria computacional  Autômatos celulares 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Investindo...pesquisadores_242_189_189.pdf

Resumo

Neste projeto propomos um programa de pesquisa nas áreas de interface entre física estatística, epidemiologia e evolução molecular direcionada a tópicos de relevância experimental em microbiologia, farmacoepidemiologia e saúde pública. Para isso, estaremos utilizando técnicas analíticas padrões dessas áreas, bem como técnicas de simulação numérica como: autômatos celulares, Monte Carlo dinâmico, algoritmos genéticos e simulações de uma maneira geral, para formular e testar problemas matematicamente complexos. Uma das ideias fundamentais é propor e estudar modelos de espalhamento de uma infecção em uma população onde seja levado em consideração, tanto a dinâmica de crescimento dos agentes infecciosos, bem como alguns mecanismos evolucionários específicos a cada tipo de patógeno como, mutação e a seleção imposta pelo sistema imune de um hospedeiro. Paralelamente, estaremos trabalhando no sentido de desenvolver subsídios teóricos para avaliar a eficiência das estratégias de controle epidemiológico e poder projetar e implementar um programa computadorizado interativo de controle de doenças infecciosas com um mapa digital dinâmico da região de estudo, que possa auxiliar a tomada de decisão na área de saúde pública. Finalmente, além dos atrativos interdisciplinares do projeto suas características devem levar a nucleação de um grupo de pesquisa de modelagem teórica e computacional em biologia e medicina, ligado ao Laboratório Interdisciplinar de Computação Científica (LICC) das Faculdades COC de Ribeirão Preto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GAGLIARDI, HENRIQUE FABRICIO; ALVES, DOMINGOS. Small-World Effect in Epidemics Using Cellular Automata. MATHEMATICAL POPULATION STUDIES, v. 17, n. 2, p. 79-90, 2010. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.