Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de blendas e compósitos termoplásticos celulósicos

Resumo

Novos conceitos baseados em desenvolvimento sustentável tem favorecido a produção dos chamados Compósitos Termoplásticos Celulósicos (CTC's). Dentre muitas fibras naturais de interesse tecnológico a farinha ou fibra de madeira substitui com vantagens outras cargas minerais empregadas em compósitos poliméricos particularmente as de origem mineral, tais como talco e o carbonato de cálcio. A tecnologia dos CTC's envolve conceitos relacionados a compatibilidade e processabilidade em blendas e compósitos poliméricos, e apresenta grandes desafios tecnológicos para formulação, processamento e estabilização do sistema. Nos EUA e na Europa a legislação ambiental quanto ao descarte e a queima de resíduos celulósicos tem favorecido o desenvolvimento dessa classe de materiais. O mercado é caracterizado por patentes com presença marcante das grandes corporações do segmento da construção civil e automobilístico. Commodities tais como as poliolefinas (PP, PEBD e PEAD), plásticos estirênicos (PS e HIPS) e o PVC representam o maior volume dos resíduos plásticos potencialmente reaproveitáveis para CTC' s. No presente projeto pretende-se estabelecer critérios para avaliação de formulações, compreender o papel de cada variável na processabilidade da mistura e o seu impacto nas propriedades de interesse tecnológico dos CTC's, particularmente desempenho mecânico, durabilidade/biodegrabilidade e rigidez específica de perfis estrusados e protótipos moldados por injeção e compressão. Nos estudos serão empregados termoplásticos virgens e resíduos de pós-consumo industrial com os quais serão desenvolvidos compósitos a base de PEAD, PP e HIPS com farinha e fibra de madeira. O projeto prevê ainda um levantamento sobre a possibilidade de utilização de resíduos de madeireiras da região de Itatiba-SP, tradicionalmente conhecida pela indústria de fabricação de móveis. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIANNA, WLADIMIR L.; CORREA, CARLOS ALBERTO FLÁVIO; RAZZINO, CARLOS A. Efeitos do tipo de poliestireno de alto impacto nas propriedades de compósitos termoplásticos com farinha de resíduo de madeira. POLIMEROS-CIENCIA E TECNOLOGIA, v. 14, n. 5, p. 339-348, dez. 2004.
CARLOS A. CORREA; CARLA N.P. FONSECA; SILMARA NEVES; CARLOS A. RAZZINO; ELIAS HAGE, JR. Compósitos termoplásticos com madeira. POLIMEROS-CIENCIA E TECNOLOGIA, v. 13, n. 3, p. 154-165, Jul. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.