Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos da teoria de campos em Física estatística e na matéria condensada

Resumo

A aplicação de métodos desenvolvidos na teoria quântica de campos em problemas da Física estatística e da matéria condensada tem sido muito profícua. Em particular, este é o caso na Física dos sistemas eletrônicos bidimensionais e (quase) unidimensionais em anos mais recentes. Neste projeto, elaboramos uma proposta de estudo de sistemas da matéria condensada e da Física estatística do ponto de vista da teoria de campos. Tópicos discutidos incluem o efeito hall inteiro e fracionário, sistemas hall para frações de preenchimento 1/2, e a supercondutividade em altas temperaturas. Teorias efetivas envolvendo o termo de chern-simons são enfatizadas. Propomos também um estudo de pontos multicríticos, em particular o ponto de Lifshitz e teorias efetivas do ponto tri crítico usual com o termo de chern-simons. Discutimos ainda a teoria da reptação para a dinâmica de polímeros entrelaçados, e as aplicações em soluções de DNA. Finalmente, propomos um estudo de modelos estatísticos (Lsing e Potts) em redes aleatórias, e discutimos a aplicação da teoria das matrizes aleatórias em sistemas eletrônicos desordenados e vidros de spin. O ponto de vista utilizado é o da teoria de campo efetiva, e as técnicas empregadas envolvem o grupo de renormalização e a teoria das matrizes aleatórias. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ALBUQUERQUE‚ L.C.; DELYRA‚ J.L.; TEOTONIO-SOBRINHO‚ P. Fluctuating dimension in a discrete model for quantum gravity based on the spectral principle. Physical Review Letters, v. 91, n. 8, p. 81301, 2003.
LUIZ‚ C.; DALMAZI‚ D. Yang-Lee zeros of the two-and three-state Potts model defined on φ^{3} Feynman diagrams. Physical Review E, v. 67, n. 6, p. 066108, 2003.
LUIZ‚ C.; CAVALCANTI‚ RM. When the Casimir energy is not a sum of zero-point energies. Physical Review D, v. 65, n. 4, p. 045004, 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.