Busca avançada
Ano de início
Entree

Fotoionização por múltiplos fótons no formalismo hiperesférico

Resumo

O objetivo deste projeto é a obtenção de funções de onda altamente precisas para o problema coulombiano de três corpos, utilizando o formalismo hiperesférico adiabático, e a posterior utilização dessas funções de onda no problema da fotoionização e fotodissociação por mais de um fóton. O método hiperesférico permite uma quase separação do hamiltoniano, levando à obtenção de curvas de potencial e acoplamentos não adiabáticos, similares aos da aproximação de Born-Oppenheimer para moléculas diatômicas. O cálculo das seções de choque de ionização por múltiplos fótons se utiliza de um procedimento variacionalmente estável em segunda ordem, introduzido por Gao e Starace, baseados na ideia da técnica de Dalgarno-Lewis que evita a soma infinita dos estados intermediários da teoria de perturbação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE GROOTE‚ JJ; SANTOS‚ AS; MASILI‚ M. Dynamic polarizability of two-dimensional D^{-} ions in the presence of magnetic fields. Physical Review B, v. 72, n. 3, p. 033314, 2005.
MASILI‚ M.; DE GROOTE‚ JJ. Static and dynamic polarizabilities of Na^{-} within a variationally stable coupled-channel hyperspherical method. Physical Review A, v. 70, n. 5, p. 054501, 2004.
DE GROOTE‚ JJ; MASILI‚ M. Low-Lying Doubly Excited States of the Helium Isoelectronic Series. FEW-BODY SYSTEMS, v. 32, n. 4, p. 249-266, 2003.
DOS SANTOS‚ AS; MASILI‚ M.; DE GROOTE‚ JJ. Binding energies of excitons trapped by ionized donors in semiconductors. Physical Review B, v. 64, n. 19, p. 195210, 2001.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.