Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento, projeto e qualificação de tubos de calor circuitados (loop heat pipe - LHP) para uso no controle térmico de futuras missões espaciais

Processo: 03/08365-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2004
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:Róger Ribeiro Riehl
Beneficiário:Róger Ribeiro Riehl
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):04/15578-9 - Desenvolvimento de tubo de calor circuitado (Loop Heat Pipe) para aplicações espaciais, BP.DR
03/11477-0 - Desenvolvimento, projeto e qualificação de tubos de calor circuitados (Loop Heat Pipe - LHP) para uso no controle térmico de futuras missões espaciais, BP.JP
Assunto(s):Transporte de calor  Evaporadores  Transferência de calor 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bombeamento Capilar | Controle Termico | Evaporador Capilar | Projeto | Qualificacao Espacial | Transferencia De Calor
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Investindo...pesquisadores_463_315_315.pdf

Resumo

O desenvolvimento de sistemas bifásicos de controle térmico, para dissipação de calor em sistemas voltados ao uso aeroespacial, tem se tornado o foco de investigações nos últimos anos. No caso específico de satélites e outros equipamentos espaciais, o controle térmico de seus componentes muitas vezes impossibilita o uso de sistemas convencionais, tais como circuitos de líquido com bomba eletromecânica, devido ao alto consumo de energia, o qual, muitas vezes, não é disponível. Portanto, o uso de sistemas de controle térmico passivo, que utilizam o calor dissipado pelos equipamentos para promover a transferência e transporte de calor de uma região de alta para uma região de baixa temperatura tem se tornado a opção mais indicada. No Brasil, o desenvolvimento dessa tecnologia ainda requer a implementação de uma infraestrutura voltada à fabricação, testes, qualificação e homologação para voo, a qual está sendo realizada no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O desenvolvimento dessa tecnologia está contido no programa CONTER do INPE-DMC, incluído no Plano Pluri-Anual do Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal (PPA), para o período de 2004-2007. O desenvolvimento dessa tecnologia no INPE-DMC visa suprir uma necessidade atual no País, o qual não conta com um centro especializado no Estado de São Paulo voltado exclusivamente a essa atividade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIEHL‚ R.R.; SIQUEIRA‚ T.C.P.A.. Heat transport capability and compensation chamber influence in loop heat pipes performance. APPLIED THERMAL ENGINEERING, v. 26, n. 11, p. 1158-1168, . (03/08365-6, 03/11477-0)
VLASSOV‚ V.V.; RIEHL‚ R.R.. Mathematical model of a loop heat pipe with cylindrical evaporator and integrated reservoir. APPLIED THERMAL ENGINEERING, v. 28, n. 8, p. 942-954, . (03/08365-6, 03/11477-0)
RIEHL‚ R.R.; DOS SANTOS‚ N.. Loop heat pipe performance enhancement using primary wick with circumferential grooves. APPLIED THERMAL ENGINEERING, v. 28, n. 14, p. 1745-1755, . (04/15578-9, 03/08365-6, 03/11477-0)