Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura dos braços espirais da galáxia

Processo: 03/12813-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de abril de 2004 - 11 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Wilton da Silva Dias
Beneficiário:Wilton da Silva Dias
Instituição-sede: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):04/12772-9 - Estudos de aglomerados abertos: determinação de parâmetros cinemáticos e fundamentais, BP.MS
04/07919-0 - Aglomerados abertos: determinação de moviemntos próprios e "membership", BP.IC
04/00544-1 - Estrutura dos braços espirais da galáxia, BP.JP
Assunto(s):Galáxia (Via Láctea)  Estrutura da galáxia  Aglomerados de galáxias  Fotometria  Espectroscopia 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Investindo...pesquisadores_211_170_170.pdf

Resumo

A estrutura espiral da galáxia vem sendo estudada há várias décadas, com o uso de traçadores eficientes inclusive aglomerados abertos (Janes et al., 1988, Chen et aI., 2003). No entanto há uma série de questões referentes à estrutura espiral que ainda não foram respondidas de forma satisfatória, como por exemplo: onde estão os principais braços, qual a velocidade de rotação dos braços espirais, se a velocidade de rotação de cada braço espiral é a mesma, qual a dimensão e orientação do "warp", qual a dependência da taxa de formação estelar nos braços em função da distância ao centro, etc. Nesse projeto pretendemos realizar os possíveis estudos sobre a estrutura da galáxia a partir de uma base de dados constituída por centenas aglomerados abertos (Dias et aI., 2002, disponível em http://www.astro.iag.usp.br/~wilton), uma vez que esses objetos jovens são bons traçadores da estrutura espiral. Como resultado nosso grupo tem a expectativa de propor algumas respostas para as questões lembradas acima além de apresentar uma contribuição significativa ao número de aglomerados abertos cujos parâmetros fundamentais e cinemáticos são conhecidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS‚ WS; ASSAFIN‚ M.; FLÓRIO‚ V.; ALESSI‚ BS; LÍBERO‚ V. Proper motion determination of open clusters based on the UCAC2 catalogue. Astronomy & Astrophysics, v. 446, n. 3, p. 949-953, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.