Busca avançada
Ano de início
Entree

Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI.

Processo: 08/06868-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros
Vigência: 01 de outubro de 2008 - 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Joao Antonio Telles
Beneficiário:Joao Antonio Telles
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Educação a distância  Autonomia  Teletandem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem in-tandem | autonomia | Educação a Distância | ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras | Tandem | Teletandem | Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras

Resumo

Teletandem é um contexto virtual e autônomo de aprendizagem de línguas estrangeiras no qual um par de aprendizes, falantes de línguas diferentes (nativos ou não), colaboram para aprenderem, cada um, a língua do outro, utilizando os recursos de imagens de webcam, áudio, escrita e leitura, oferecidos por aplicativos de mensageria instantânea, tais como o Windows Live Messenger, Skype ou Oovoo, por exemplo. Este livro reúne os primeiros resultados dos estudos e reflexões que estão sendo desenvolvidos, no âmbito do Projeto Teletandem Brasil: Línguas estrangeiras para todos, por pesquisadores - lingüistas aplicados, da UNESP - Universidade Estadual Paulista, acerca deste novo contexto de aprendizagem. Os 16 capítulos estão divididos em 6 partes do livro, cada uma visando a dar ao leitor uma incursão nas complexidades deste novo contexto: (1) Teletandem: conceito e princípios; (2) Teletandem e interação; (3) Teletandem e seus aspectos culturais; (4) Teletandem, autonomia e mediação; (5) Teletandem e vieses de pesquisa; e (6) Avaliação no contexto do teletandem. Assim, configurado pelas novas tecnologias de informação e comunicação, o teletandem oferece oportunidades para que jovens brasileiros, habitantes de um país de grandes dimensões geográficas e poucas oportunidades para o contato com línguas e culturas estrangeiras, possam estabelecer contatos intercontinentais síncronos e reais com as línguas e culturas de nosso planeta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)