Busca avançada
Ano de início
Entree

Redução do efeito da topografia em perfis eletromagnéticos indutivos: aplicações sobre o sítio arqueológico de sambaquis costeiros (amontoados de conchas) no Estado de Santa Catarina, Brasil

Processo: 09/07980-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de junho de 2009 - 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Jorge Luís Porsani
Beneficiário:Jorge Luís Porsani
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sambaquis 

Resumo

Neste trabalho apresentamos os resultados de perfis de condutividade elétrica e susceptibilidade magnética obtidos com método eletromagnético indutivo no sítio arqueológico de Santa Marta, localizado no sul do Estado de Santa Catarina, Brasil. Este sítio é caracterizado por sambaquis (amontoados de conchas), na qual são encontrados vários vestígios de ocupação humana durante o período pré-colonial, como sepultamentos, instrumentos líticos, paleofogueiras, etc. A maioria destes montes inclui também muitas ossadas humanas, na qual em muitos casos, apontam para rituais funerários como uma atividade principal para a construção do amontoado de conchas. Um conjunto de perfis de condutividade elétrica aparente e susceptibilidade magnética foi adquirido em dois locais, visando a identificação de anomalias geofísicas com potencial interesse para escavações. Para realçar os dados foi aplicado um procedimento efetivo para remover o efeito da topografia nas medidas de condutividade elétrica associada com a maior proximidade da água subterrânea ou de camadas de sedimentos condutores. Uma dependência linear entre valores da condutibilidade e a elevação do local forneceram um modelo linear simples para remover a influência da topografia. Os resultados são apresentados na forma de mapas de condutividade elétrica corrigidos do efeito da topografia, permitindo melhorar substancialmente a definição das anomalias, que antes não estavam nítidas nos dados crus. As escavações arqueológicas confirmaram as anomalias geofísicas, nas quais foram encontradas uma paleofogueira e uma concentração de materiais cerâmicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, VINICIUS R. N.; PORSANI, JORGE L.; MENDONCA, CARLOS A.; RODRIGUES, SELMA I.; DEBLASIS, PAULO D. Reduction of topography effect in inductive electromagnetic profiles: application on coastal sambaqui (shell mound) archaeological site in Santa Catarina state, Brazil. JOURNAL OF ARCHAEOLOGICAL SCIENCE, v. 36, n. 10, p. 2089-2095, OCT 2009. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.