Busca avançada
Ano de início
Entree

Levantamento GPR no sítio arqueológico Lapa do Santo, região cárstica de Lagoa Santa, Estado de Minas Gerais, Brasil

Resumo

Neste trabalho nós apresentamos e discutimos os resultados de um novo e oportuno levantamento GPR-2D e -3D realizado num sítio arqueológico abrigo sobre rocha, localizado na região cárstica de Lagoa Santa, centro do Brasil. Um total de 113 perfis GPR foram adquiridos com antenas blindadas de 200 e 400 MHz visando identificar anomalias geológicas e arqueológicas para orientar um programa de escavações arqueológicas. Os resultados GPR indicaram claramente anomalias caracterizadas por reflexões hiperbólicas e áreas com alta amplitude sub-horizontais nas ondas eletromagnéticas. As anomalias observadas pelo GPR foram confirmadas por meio de escavações em unidades testes, permitindo identificar feições antropogênicas tais como paleofogueiras e artefatos de madeira, feições naturais, como raiz de árvores e corpos de rochas, como espeleotemas, matacões e o topo da rocha sã. Os resultados mostraram a eficiência do método GPR na identificação de potenciais alvos arqueológicos em sítios do tipo abrigo em área cárstica, e eles orientaram as escavações arqueológicas, reduzindo os custos e aumentando a probabilidade de encontrar alvos arqueológicos numa etapa inicial de um projeto arqueológico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PORSANI, JORGE LUIS; JANGELME, GUILHERME DE MATOS; KIPNIS, RENATO. GPR survey at Lapa do Santo archaeological site, Lagoa Santa karstic region, Minas Gerais state, Brazil. JOURNAL OF ARCHAEOLOGICAL SCIENCE, v. 37, n. 6, p. 1141-1148, JUN 2010. Citações Web of Science: 21.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.