Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação do desempenho da correção da deriva instrumental de dados eletromagnéticos indutivos pelo ajuste linear e quadrático

Processo: 10/18003-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de dezembro de 2010 - 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Jorge Luís Porsani
Beneficiário:Jorge Luís Porsani
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geofísica aplicada 

Resumo

Resultados do método de Indução Electromagnética são apresentados para a configuração de dipolo magnético vertical usando o equipamento EM38. O desempenho de localização de tubos metálicos e cabos elétricos é comparada como uma função de correção de derivas instrumentais por meio de ajustes linear e quadrático sob condições controladas. Tubos metálicos e cabos elétricos estão enterrados no Sitio Controlado de Geofísica Rasa do IAG/USP, localizado na cidade de São Paulo, Brasil. Os resultados mostram que a condutividade elétrica aparente e a susceptibilidade magnética foram afetados pela variação da temperatura ambiente. A fim de obter um melhor contraste entre o background e os alvos metálicos foi necessário corrigir a deriva. Esta correção foi realizada utilizando uma relação linear e quadrática entre a condutividade/susceptibilidade e a temperatura visando estudos comparativos. A correção da deriva de temperatura utilizando uma relação quadrática foi efetiva, mostrando que todos os objetos metálicos foram localizados bem como os alvos mais profundos também foram melhorados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NERIS DOS SANTOS, VINICIUS RAFAEL; PORSANI, JORGE LUIS. Comparing performance of instrumental drift correction by linear and quadratic adjusting in inductive electromagnetic data. JOURNAL OF APPLIED GEOPHYSICS, v. 73, n. 1, p. 1-7, JAN 2011. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.