Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade sísmica provocada por poços de água na Bacia do Paraná, Brasil. ("Seismic activity triggered by water wells in the Paraná basin, Brazil")

Processo: 10/18859-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de dezembro de 2010 - 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Marcelo Sousa de Assumpção
Beneficiário:Marcelo Sousa de Assumpção
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aquífero fraturado  Sismologia  Terremotos 

Resumo

Nas décadas de 70 e 80, alguns poucos casos de tremores de terra na Bacia do Paraná foram relacionados a poços de água. Este tipo de fenômeno parecia extremamente raro e, por ter sido pouco estudado, suscitava dúvidas na comunidade hidrogeológica sobre a verdadeira causa da sismicidade. Tremores de terra vêm ocorrendo no município de Bebedouro/SP desde 2004, em áreas onde poços tubulares profundos foram perfurados recentemente. As pesquisas mostram claramente que a abertura dos novos poços e as variações de pressão do aquífero profundo são as causas da sismicidade. Outros casos de tremores próximos a poços tubulares no município vizinho de Monte Azul Paulista indicam que este fenômeno é, na realidade, muito mais comum do que se imaginava na Bacia do Paraná. (AU)