Busca avançada
Ano de início
Entree

Nos bastidores de uma escola pública: tecendo vozes dos atores revelando cenas, produzindo olhares

Processo: 10/52708-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Adair Mendes Nacarato
Beneficiário:Adair Mendes Nacarato
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Campinas. Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino público  Escola pública  Cotidiano escolar  Cultura escolar  Interação professor aluno  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cotidiano Escolar | Cultura Escolar | Escola Publica | Pesquisa Do Professor

Resumo

O presente livro traz os resultados da pesquisa realizada dentro da linha de financiamento da FAPESP de melhoria do ensino público (processo 2004/12335-8). O projeto foi desenvolvido durante quatro anos em uma escola pública da rede municipal de Itatiba. Os capítulos que compõem a coletânea foram produzidos, colaborativamente, entre pesquisadores da universidade as organizadoras da coletânea e sete professoras da escola, que permaneceram no projeto até a sua conclusão. Os capítulos referem-se às pesquisas individuais que foram realizadas pelas professoras, tendo o tema das representações de infância e juventude como foco central. Foram envolvidos alunos, professores e pais da comunidade escolar. Os múltiplos olhares para o cotidiano dessa escola pública evidenciam os conflitos, as tensões, as conquistas, os processos formativos das professoras e as possibilidades do professor se tomar pesquisador de sua prática quando conta com apoio financeiro e acadêmico. Cada participante do projeto produziu a sua pesquisa e o respectivo capítulo do livro. Este encontra-se dividido em três partes. Na primeira delas, as organizadoras apresentam o trabalho desenvolvido, o cotidiano da escola e o processo de escrita das professoras. A segunda parte traz os resultados das pesquisas das professoras da escola, com seus olhares e reflexões para o cotidiano da escola. A última parte traz uma síntese analítica do processo vivido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)