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A matemática na formação do professor das séries iniciais da escolarização

Processo: 11/02345-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Vigência: 01 de maio de 2011 - 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Wagner Rodrigues Valente
Beneficiário:Wagner Rodrigues Valente
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática 

Resumo

O estudo aborda a formação matemática do professor do ensino primário desde os tempos da segunda fundação da escola normal em São Paulo, até o final do que ficou conhecido como República Velha. Para isso, o trabalho lança mão de diferentes tipos de fontes para a pesquisa, tais como: legislação escolar, livros didáticos, arquivos escolares, provas e cadernos de alunos, dentre outros documentos. Procura-se analisar esse material sob a ótica da história cultural. O resultado do trabalho permite concluir que, no período estudado, a formação matemática do professor primário é dual em suas referências e modo de tratamento. De um lado, a ênfase nos conteúdos matemáticos deixa à mostra uma cultura escolar do ensino propedêutico, com base em autores franceses utilizados no Colégio Pedro II, RJ. No que toca à questão do "como ensinar matemática" emergem as referências estadunidenses e a construção paulatina de uma cultura de formação profissional do professor. (AU)