Busca avançada
Ano de início
Entree

Campos magnéticos e dínamos em plasmas espaciais e astrofísicos

Processo: 11/50714-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2011 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia
Pesquisador responsável:Erico Luiz Rempel
Beneficiário:Erico Luiz Rempel
Instituição-sede: Divisão de Ciências Fundamentais (IEF). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Astrodinâmica  Campo magnético 

Resumo

Os campos magnéticos observados em estrelas e galáxias possuem energia magnética equiparável à energia cinética dos fluidos em que encontram-se imersos. Isto indica a presença de mecanismos de dínamo, por meio dos quais a energia cinética é convertida em energia magnética. Dínamos e campos magnéticos desempenham papel crucial na variabilidade solar, impactando as condições do clima na Terra. Além disso, campos magnéticos são importantes para o mecanismo de instabilidade magnetorrotacional, responsável pela geração de turbulência em discos de acreção. Esta turbulência é necessária para o transporte de momento angular para fora do disco, possibilitando o acréscimo de matéria ao corpo central e a consequente formação de estrelas e planetas. Este projeto propõe a simulação e análise da dinâmica não-linear de campos magnéticos em plasmas espaciais e astrofísicos por meio da solução numérica das equações de magnetohidrodinâmica (MHD). As equações MHD serão resolvidas com diferentes valores dos parâmetros e condições de contorno, visando o estudo de transição para turbulência em discos de acreção, amortecimento do campo magnético no dínamo solar e transporte de escalares passivos em magnetoconvecção. Para possibilitar as simulações, propomos a montagem de um laboratório de computação de alto desempenho, que poderá ser utilizado por uma rede de colaboradores nacionais e internacionais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOLEDO, B. A.; CHIAN, A. C. -L.; REMPEL, E. L.; MIRANDA, R. A.; MUNOZ, P. R.; VALDIVIA, J. A. Wavelet-based multifractal analysis of nonlinear time series: The earthquake-driven tsunami of 27 February 2010 in Chile. Physical Review E, v. 87, n. 2 FEB 28 2013. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.