Busca avançada
Ano de início
Entree

Cooperação científica multidisciplinar para caracterização de lesões no cristalino: aplicação na saúde ocular animal e humana

Resumo

A catarata corresponde a um dos maiores problemas de saúde pública afetando a qualidade de vida de indivíduos não apenas em países subdesenvolvidos, mas também nos países industrializados. Estudos recentes têm indicado que a catarata afeta de 12 a 50% de indivíduos acima dos 60 anos. O tecido biológico em questão, o cristalino é um elemento crucial nos sistemas de visão de muitos mamíferos. Fatores como idade e doenças são responsáveis por limitações no processo de visão. A caracterização quanto à composição química e o exame estrutural por método de imagem por radiografia de alta resolução detalhada deste tecido é imprescindível para a compreensão dos mecanismos de formação da doença, assim como a diferenciação das lesões por origem específica, por exemplo, hereditária, trauma ocular ou doenças sistêmicas e em tratamentos preventivos à doença catarata. Aplicaremos a ultrassonografia no procedimento pré-cirúrgico para dimensionamento da lesão e planejamento cirúrgico, uma correlação com a distribuição proteica será efetivada. Um mapeamento espectroquímico será efetivado através da técnica de microfluorescência de raios-x em distintas áreas do cristalino sadio e lesionado em microescala e simultaneamente, estaremos obtendo imagens dos mesmos cristalinos através da técnica de radiografia de alta resolução que também utiliza radiação síncrotron. Os casos clínicos de catarata canina serão analisados utilizando as duas técnicas mencionadas anteriormente. Esta análise conjunta é possível, pois ambas as técnicas são não destrutivas e de alta resolução. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SQUARZONI, RENATA; PERLMANN, EDUARDO; ANTUNES, ANDREA; MILANELO, LILIANE; DE MORAES BARROS, PAULO SERGIO. Ultrasonographic aspects and biometry of Striped owl's eyes (Rhinoptynx clamator). VETERINARY OPHTHALMOLOGY, v. 13, n. 1, p. 86-90, SEP 2010. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.