Busca avançada
Ano de início
Entree

Previsão dos regimes de desgaste abrasivo por meio de medidas de dureza e microdureza

Processo: 00/10115-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2000 - 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Amilton Sinatora
Beneficiário:Amilton Sinatora
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensaios dos materiais  Resistência dos materiais  Desgaste dos materiais  Desgaste abrasivo  Dureza 

Resumo

Este Projeto de Pesquisa visa a caracterização da transição entre regimes de desgaste abrasivo moderado para severo, por meio de ensaios de dureza e microdureza. Serão abordadas diferentes formas de determinação de dureza, através de diferentes cargas aplicadas e diferentes formas de cálculo, considerando-se a parcela de recuperação elástica dos materiais, além do estado inicial e final dos materiais submetidos a ensaios de desgaste. Os equipamentos previstos no Projeto agilizarão o plano de doutoramento do bolsista FAPESP Giuseppe Pintaúde (Análise da transição entre regimes de desgaste moderado e severo em abrasão - Influência da dureza do abrasivo e de microestruturas, processo n° 97/12621-5), cujo tema está fortemente correlacionado com o da presente proposta. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINTAUDE‚ G.; BERNARDES‚ FG; SANTOS‚ MM; SINATORA‚ A.; ALBERTIN‚ E. Mild and severe wear of steels and cast irons in sliding abrasion. WEAR, v. 267, n. 1, p. 19-25, 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.