Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo clínico e histopatológico da ação de precursores de óxido nítrico na fase prodrômica da laminite de equinos

Processo: 00/10308-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2001
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:José Corrêa de Lacerda Neto
Beneficiário:José Corrêa de Lacerda Neto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):01/12966-0 - Estudo clínico e histopatológico da ação de precursores do óxido nítrico na fase prodrômica da laminite de equinos, BP.TT
Assunto(s):Histopatologia animal  Pododermatite  Laminite  Equinos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carboidratos | Equino | Laminite | Trinitroglicerina

Resumo

Recentemente, registrou-se que uma droga largamente utilizada em medicina humana, a trinitroglicerina, apresenta excelente efeito vasodilatador quando aplicada transdermicamente sobre as quartelas de eqüinos, sendo capaz de reduzir a claudicação em animais com laminite aguda. Dessa forma, pretende-se determinar a eficiência da trinitroglicerina na fase de desenvolvimento (prodrômica) da laminite. Serão utilizados três grupos de eqüinos, compostos cada um de cinco animais. Dois desses grupos receberão uma sobrecarga de carboidratos para indução da laminite. Exames clínicos e laboratoriais serão realizados 24 horas antes da administração, imediatamente após esta e 4, 8, 12, 18, 24, 30, 36 e 48 horas. Vinte e quatro horas após indução da laminite, os animais do Grupo I receberão administração transcutânea de trinitroglicerina na face dorsal das quartelas dos membros torácicos. Os animais do Grupo II não receberão tratamento, permanecendo como controles. Os eqüinos do Grupo III não serão induzidos a desenvolver laminite. Ao final de 48 horas. Os eqüinos serão sacrificados para realização de estudos histopatológicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RITA DE CÁSSIA DE LIMA SAMPAIO; JULIO CARLOS CANOLA; JOSÉ CORRÊA DE LACERDA NETO; JULIETA RODINI ENGRÁCIA DE MORAES. HISTOLOGIC ALTERATIONS OF THE BASEMENT MEMBRANE OF THE DERMAL AND EPIDERMAL LAYERS OF THE HOOF IN HORSES WITH ACUTE LAMINITIS. INTERNATIONAL JOURNAL OF MORPHOLOGY, v. 22, n. 4, p. 307-312, . (00/10308-2)