Busca avançada
Ano de início
Entree

Epidemiologia molecular de infecções hospitalares bacterianas e fúngicas no Hospital das Clínicas da UNICAMP

Processo: 00/10886-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2000 - 30 de novembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Luiza Moretti
Beneficiário:Maria Luiza Moretti
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia médica  Infecção hospitalar  Infecções bacterianas e micoses  Epidemiologia  Candida  Reação em cadeia por polimerase (PCR)  Técnicas imunoenzimáticas 

Resumo

Neste trabalho está previsto o desenvolvimento de pesquisa que visa a: estudar comparativamente a eficácia do método tradicional de hemocultura; biomolecular (Reação de Polimerização em Cadeia - PCR) e enzimático (1-›3 β-D-Glucan) para o diagnóstico de candidemia em pacientes internados no Hospital de Clínicas da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; determinar os principais fatores de risco associados à candidemia e verificar a freqüência com que ela ocorre em pacientes gravemente enfermos. Para esta finalidade o estudo será dividido em duas principais etapas: a primeira será utilizada para a padronização das técnicas. As técnicas de PCR e o Método Enzimático Fungitec G (Seikagaku Corporation, Japão) serão realizados utilizando-se amostras de sangue de pacientes que apresentaram resultado positivo para o crescimento de Candida spp. em hemocultura. Na segunda etapa, será feita a vigilância ativa de casos em pacientes incluídos em uma ou mais das seguintes características: internados há pelo menos 15 dias nas unidades de leucopênicos febris; submetidos a cirurgias de grande porte; imunodeprimidos. Será realizada pesquisa de colonização prévia por Candida spp. em materiais clínicos de: orofaringe, fezes, vulva, pregas inguinais, advindos desses pacientes e posterior realização de hemoculturas e das técnicas de PCR e Fungitec G, com amostras de sangue dos mesmos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
A.L.R.Z. BERETTA; P. TRABASSO; R.B. STUCCHI; M.L. MORETTI. Use of molecular epidemiology to monitor the nosocomial dissemination of methicillin-resistant Staphylococcus aureus in a University Hospital from 1991 to 2001. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 37, n. 9, p. 1345-1351, Set. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.