Busca avançada
Ano de início
Entree

IV Congresso Internacional sobre pesquisa (auto)biográfica

Processo: 10/06304-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Organização de Reunião Científica
Vigência: 26 de julho de 2010 - 29 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Paula Perin Vicentini
Beneficiário:Paula Perin Vicentini
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Memórias  Práticas pedagógicas  Formação 

Resumo

A presente proposta refere-se à quarta edição do Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica, o IV CIPA, que deverá ocorrer entre os dias 26 e 29 de julho de 2010, promovido pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). O evento segue o exemplo dos três anteriores da série: o I CIPA, realizado em 2004 na PUC-RS (Porto Alegre); o II CIPA, realizado em 2006 na UNEB (Salvador); e o III CIPA, realizado em 2008 na UFRN (Natal). Trata-se, assim, de dar continuidade às discussões teórico-metodológicas e promover avanços para a pesquisa (auto)biográfica em suas várias modalidades, prolongando as situações de intercâmbio dos pesquisadores que se ocupam do tema e de suas implicações para as práticas educativas e de investigação/formação.O IV CIPA detém-se nas várias instâncias de expressão que, como o próprio título do congresso evidencia, são relativas às artes de viver, conhecer e formar e são concebidas aqui em suas dimensões sociais, históricas, psicológicas e estéticas. O que se quer é potencializar os estudos da área por um lado e, por outro, pretende-se consolidar um espaço de produção subjetiva e intelectual dos atos (auto)biográficos.Nesse sentido, o IV CIPA contempla as interfaces entre a Educação e as demais ciências e artes, nas quais são investigadas e expressas as relações do indivíduo com os processos de ensino e de construção do conhecimento. De fato, as produções educacionais brasileiras têm valorizado as subjetividades, os processos memorialísticos, as histórias de vida e as (auto)biografias. Pode-se ainda constatar que as linhas acima mencionadas têm inspirado investigações em áreas como as da história da educação e da didática, bem como intervenções práticas identificadas em propostas de formação de alunos e professores. Em suma, o IV CIPA pretende fortalecer o diálogo entre redes nacionais e internacionais de pesquisa (auto)biográfica já estabelecidas e em plena expansão. (AU)