Resumo
A alarmante taxa de destruição da Floresta Atlântica representa uma ameaça à diversidade de anfíbios anuros neste ambiente, incluindo diversas espécies endêmicas. Entretanto, dentro de famílias ou até mesmo gêneros de anuros, podem ser encontrados espécies estritamente dependentes da Floresta Atlântica preservada e espécies que se adaptam facilmente a ambientes alterados e/ou naturalmente abertos. Ao menos parte destas diferenças interespecíficas em sensibilidade a alterações ambientais deve ser explicada por diferentes necessidades fisiológicas. O objetivo central do presente projeto é entender como diferentes padrões de distribuição de anuros em ambientes florestados e abertos encontram-se associados a variações em características fisiológicas e comportamentais. Para tanto, será empregada uma abordagem comparativa de espécies (e/ou populações) de Bufonídeos completamente dependentes da Floresta Atlântica bem preservada com espécies (e/ou populações) próximas e provenientes de ambientes alterados e/ou naturalmente abertos e contíguos à floresta. Variáveis fisiológicas de clara importância ecológica tais como desempenho locomotor a diferentes combinações de temperatura e níveis de hidratação, taxa metabólica em repouso, taxa de perda de água corpórea por evaporação e níveis plasmáticos de esteroides associados ao estresse, dentre outras, serão comparadas. A abordagem macro fisiológica aqui proposta pode não apenas ajudar a entender as relações evolutivas entre fisiologia e biodiversidade, mas também fornece importantes conhecimentos básicos para a predição de impactos de alterações ambientais e desenvolvimento de estratégias de conservação. (AU)
Publicações científicas
(11)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORETTI, EDUARDO HERMOGENES;
TITON, JR., BRAZ;
MADELAIRE, CARLA BONETTI;
DE ARRUDA, RAQUEL;
ALVAREZ, TATIANA;
GOMES, FERNANDO RIBEIRO.
Behavioral, physiological and morphological correlates of parasite intensity in the wild Cururu toad (Rhinella icterica).
INTERNATIONAL JOURNAL FOR PARASITOLOGY-PARASITES AND WILDLIFE,
v. 6,
n. 3,
p. 146-154,
DEC 2017.
Citações Web of Science: 6.
GIORGI BARSOTTI, ADRIANA MARIA;
DE ASSIS, VANIA REGINA;
MONTEIRO TITON, STEFANNY CHRISTIE;
TITON JUNIOR, BRAZ;
DA SILVA FERREIRA, ZULMA FELISBINA;
GOMES, FERNANDO RIBEIRO.
ACTH modulation on corticosterone, melatonin, testosterone and innate immune response in the tree frog Hypsiboas faber.
COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY A-MOLECULAR & INTEGRATIVE PHYSIOLOGY,
v. 204,
p. 177-184,
FEB 2017.
Citações Web of Science: 6.
MONTEIRO TITON, STEFANNY CHRISTIE;
DE ASSIS, VANIA REGINA;
TITON JUNIOR, BRAZ;
GIORGI BARSOTTI, ADRIANA MARIA;
FLANAGAN, SARAH PERRY;
GOMES, FERNANDO RIBEIRO.
Calling rate, corticosterone plasma levels and immunocompetence of Hypsiboas albopunctatus.
COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY A-MOLECULAR & INTEGRATIVE PHYSIOLOGY,
v. 201,
p. 53-60,
NOV 2016.
Citações Web of Science: 3.
MRETTI, EDUARDO H.;
MADELAIRE, CARLA B.;
SILVA, REINALDO J.;
MENDONCA, MARY T.;
GOMES, FERNANDO R.
The Relationships between Parasite Intensity, Locomotor Performance, and Body Condition in Adult Toads (Rhinella icterica) from the Wild.
Journal of Herpetology,
v. 48,
n. 3,
p. 277-283,
SEP 2014.
Citações Web of Science: 5.