Resumo
A Mata Atlântica brasileira é considerada, em termos de biodiversidade, um dos mais importantes 'hotspots' no planeta, com elevada concentração de espécies endêmicas. Entretanto, vem sofrendo ao longo dos anos um acelerado processo de degradação e perda de habitats. No Brasil existem poucos estudos sobre a estrutura de comunidades locais e regionais de anfíbios em gradientes de altitudes em áreas acima de 1000 metros. A Serra da Mantiqueira é uma das mais importantes cadeias de montanha do sudeste brasileiro, apresentando uma grande diversidade de ecossistemas com diferentes características de relevo, vegetação. A escassez de informações sobre a distribuição geográfica, história natural e ecologia das espécies de anuros da Serra da Mantiqueira limita o conhecimento sobre modelos gerais de estruturação e origem das comunidades locais e regionais, da diversidade e a extensão da área de ocorrência destas espécies, dificultando a implantação de políticas adequadas de conservação. Este projeto visa estudar a riqueza, diversidade, ocupação de habitats, comportamento reprodutivo e distribuição das espécies de anuros em gradientes altitudinais na região da Serra da Mantiqueira. Serão realizados inventários de anurofauna no Parque Estadual de Campos do Jordão, SP, Piquete, SP, e no Parque Nacional do Itatiaia, MG/RJ. Em cada localidade serão amostrados três gradientes altitudinais (entre 1200 e 1400 m; 1600 e 1700m e entre 1900 e 2000m), utilizando armadilhas de interceptação e queda ('pitfall trap with drift-fence') e busca ativa efetuada pelo método de levantamento por encontro visual. As comparações entre os resultados obtidos para as comunidades locais e regionais serão efetuadas por meio de análises estatísticas e plotagens de mapas de distribuição geográfica local e regional. (AU)
Publicações científicas
(11)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, LUCAS RODRIGO;
MARTINS, ITAMAR ALVES.
Bioacoustic analysis in Scinax hayii (Barbour, 1909) (Anura, Hylidae) at its type locality in Petropolis, Rio de Janeiro, Brazil.
Zootaxa,
v. 4232,
n. 4,
p. 582-584,
FEB 20 2017.
Citações Web of Science: 0.
PANSONATO, ANDRE;
VEIGA-MENONCELLO, ANA CRISTINA P.;
MUDREK, JESSICA R.;
JANSEN, MARTIN;
RECCO-PIMENTEL, SHIRLEI M.;
MARTINS, ITAMAR A.;
STRUSSMANN, CHRISTINE.
Two New Species of Pseudopaludicola lMiranda-Ribeiro, 1926 (Anura: Leptodactylidae: Leiuperinae) from Eastern Bolivia and Western Brazil.
Herpetologica,
v. 72,
n. 3,
p. 235-255,
SEP 2016.
Citações Web of Science: 6.
TOLEDO, LUIS F.;
MARTINS, ITAMAR A.;
BRUSCHI, DANIEL P.;
PASSOS, MICHEL A.;
ALEXANDRE, CESAR;
HADDAD, CELIO F. B.
The anuran calling repertoire in the light of social context.
ACTA ETHOLOGICA,
v. 18,
n. 2,
p. 87-99,
JUN 2015.
Citações Web of Science: 64.
PROVETE, DIOGO B.;
MELO, LILIAN S. O.;
GAREY, MICHEL V.;
GOMES, FELIPE B. R.;
MARTINS, ITAMAR A.;
ROSSA-FERES, DENISE C.
LARVAE OF PROCERATOPHRYS MELANOPOGON (AMPHIBIA: ANURA), WITH EMPHASIS ON INTERNAL ORAL MORPHOLOGY AND COMPARISONS WITH P. CURURU AND P. MORATOI.
Herpetologica,
v. 69,
n. 2,
p. 163-174,
JUN 2013.
Citações Web of Science: 6.
PROVETE, DIOGO B.;
FRANCO-BELUSSI, LILIAN;
DE SOUZA SANTOS, LIA R.;
ZIERI, RODRIGO;
MORESCO, RAFAELA M.;
MARTINS, ITAMAR A.;
DE ALMEIDA, SILVIO C.;
DE OLIVEIRA, CLASSIUS.
Phylogenetic signal and variation of visceral pigmentation in eight anuran families.
ZOOLOGICA SCRIPTA,
v. 41,
n. 6,
p. 547-556,
NOV 2012.
Citações Web of Science: 4.
GOMES, FELIPE BITTIOLI R.;
PROVETE, DIOGO B.;
MARTINS, ITAMAR A.
The tadpole of Physalaemus jordanensis Bokermann, 1967 (Anura, Leiuperidae) from Campos do Jordao, Serra da Mantiqueira, Southeastern Brazil.
Zootaxa,
n. 2327,
p. 65-68,
JAN 4 2010.
Citações Web of Science: 4.