Busca avançada
Ano de início
Entree

Centro emergente de RMN de biomoléculas

Processo: 06/61091-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de junho de 2007 - 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Roberto Kopke Salinas
Beneficiário:Roberto Kopke Salinas
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):07/52735-3 - Centro emergente de RMN de biomoléculas, BP.JP
Assunto(s):Ressonância magnética nuclear biomolecular  Xanthomonas  Tropomiosina 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Investindo...pesquisadores_59_86_86.pdf

Resumo

O projeto envolve o uso de técnicas modernas de RMN aplicadas à solução de estruturas de macromoléculas biológicas e ao estudo de interações entre elas. Também envolve o uso de estratégias computacionais, em especial docking e dinâmica molecular, como ferramentas complementares aos estudos experimentais. Entre os sistemas em interesse estão proteínas relacionadas à patogenicidade de Xanthomonas citri e a tropomiosina de músculo esquelético. Com relação a Xanthomonas, a ideia é compreender os mecanismos moleculares que podem levar à patogenicidade. A compreensão desses mecanismos no nível molecular é essencial para se buscar meios eficientes de combate às infecções causadas em plantas cítricas. No futuro, esse centro emergente de RMN de biomoléculas estará disponível para uma gama ampla de colaborações dentro do próprio instituto e para outros centros de pesquisa na cidade de São Paulo, além de ampliar o pequeno grupo de centros especializados que atuam nessa área no país. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, DIORGE P.; ANDRADE, MAXUEL O.; ALVAREZ-MARTINEZ, CRISTINA E.; ARANTES, GUILHERME M.; FARAH, CHUCK S.; SALINAS, ROBERTO K. A Component of the Xanthomonadaceae Type IV Secretion System Combines a VirB7 Motif with a N0 Domain Found in Outer Membrane Transport Proteins. PLOS PATHOGENS, v. 7, n. 5, p. e1002031, 2011. Citações Web of Science: 32.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.