Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto de microambientes na conservação de bens culturais

Resumo

Este projeto se propõe a estudar o efeito de fatores ambientais nos mecanismos e na cinética de degradação de alguns dos materiais que compõem os bens do patrimônio cultural e, em particular, elucidar a extensão do impacto da poluição interna de certos microambientes de conservação sobre substâncias orgânicas e metais. A abordagem metodológica consiste no monitoramento de processos degradativos por meio de sensores constituídos de cristais piezelétricos de quartzo modificados com camadas delgadas dos materiais de interesse (notadamente, resinas naturais e sintéticas usadas em arte e restauração, e chumbo e suas ligas), de técnicas espectroscópicas vibracionais (Raman e FTIR) e de amostradores passivos de gases, subsequente à exposição de tais filmes ao ataque de fatores ambientais em condições controladas (em câmaras de envelhecimento artificial) e naturais (em sítios reais de conservação). Ênfase será dada à influência de poluentes gasosos e à ação sinérgica de outros parâmetros ambientais como temperatura, tipo e intensidade de radiação luminosa e umidade relativa. Esta proposta se baseia em resultados bem sucedidos de projetos anteriores em que a validade da proposta metodológica foi confirmada e vem complementar projeto em andamento voltado para o desenvolvimento de metodologia de detecção de riscos ambientais para a conservação de órgãos de tubos financiada pela Comissão Europeia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAVICCHIOLI, ANDREA; NEVES, CARLOS ANTONIO; PAIVA, RENATO INHASZ; ARAUJO DE FARIA, DALVA LUCIA. An upgraded automatic piezoelectric quartz crystal dosimeter for environmental monitoring in indoor cultural heritage conservation areas. SENSORS AND ACTUATORS B-CHEMICAL, v. 190, p. 1014-1023, JAN 2014. Citações Web of Science: 7.
CAVICCHIOLI, ANDREA; MORRONE, ERICKA PARDINI; FORNARO, ADALGIZA. PARTICULATE MATTER IN THE INDOOR ENVIRONMENT OF MUSEUMS IN THE MEGACITY OF SAO PAULO. Química Nova, v. 37, n. 9, p. 1427-1435, 2014. Citações Web of Science: 2.
RENATO INHASZ PAIVA; JOSÉ ROBERTO CAETANO DA ROCHA; ANDREA CAVICCHIOLI; FERNANDO SILVA LOPES; DALVA LÚCIA ARAÚJO DE FARIA. Câmaras climáticas para o envelhecimento acelerado: ação de microambientes sobre bens culturais. Química Nova, v. 33, n. 1, p. 189-194, 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.